O técnico Javier Aguirre anunciou nesta quarta-feira (1º) a lista de convocados da seleção do Japão para os amistosos contra a Jamaica e o Brasil e incluiu na relação de 23 nomes o meia Shinji Kagawa, do Borussia Dortmund, e o atacante Keisuke Honda, do Milan, que serão aproveitados nos compromissos de preparação para a Copa da Ásia de 2015.

Kagawa perdeu os dois primeiros jogos da seleção do Japão sob o comando de Aguirre por causa de uma concussão. Agora, porém, voltou a ser convocado e deverá ter papel importante na equipe. "Eu gostaria de vê-lo, no centro de uma formação 4-3-3", disse Aguirre nesta quarta-feira. "Foi lá onde ele jogou no início no Dortmund".

Aguirre também chamou os atacantes Shinji Okazaki, do Mainz, e Mike Havenaar, do espanhol Córdoba, além de três novatos - Gen Shoji, Tsukasa Shiotani, e Yu Kobayashi -, todos eles de clubes do Japão.

A seleção japonesa vai enfrentar a Jamaica em 10 de outubro, em Niigata. Depois, no dia 14, será disputado o duelo com o Brasil em Cingapura. A seleção brasileira, que optou por realizar amistosos no continente asiático em outubro, também vai entrar em campo no dia 11, em Pequim, diante da Argentina.

Aguirre assumiu o comando do Japão após a equipe cair na fase de grupos da Copa do Mundo e ainda não conquistou vitórias. Na sua estreia, em 5 de setembro, a equipe perdeu para o Uruguai por 2 a 0. Depois, no dia 9, a seleção japonesa, 48ª colocada no ranking da Fifa, empatou com a Venezuela por 2 a 2.

Antes de iniciar a defesa do seu título da Copa da Ásia, marcada para janeiro de 2015 na Austrália, o Japão ainda vai fazer mais dois amistosos. A equipe enfrentará Honduras em 14 de novembro, em Toyota, e a Austrália em 18 de novembro, em Osaka.

Confira a lista de convocados do Japão para os jogos com Jamaica e Brasil:

Goleiros: Eiji Kawashima (Standard Liège), Shusaku Nishikawa (Urawa Reds), Shuichi Gonda (FC Tokyo).

Defendores: Hiroki Mizumoto (Sanfrecce Hiroshima), Yuto Nagatomo (Inter de Milão), Kosuke Ota (FC Tokyo), Daigo Nishi (Kashima Antlers), Maya Yoshida (Southampton), Tsukasa Shiotani (Sanfrecce Hiroshima), Gotoku Sakai (Stuttgart), Gen Shoji (Kashima Antlers).

Meio-campistas: Hajime Hosogai (Hertha Berlin), Masato Morishige (FC Tokyo), Junya Tanaka (Sporting Lisboa), Shinji Kagawa (Borussia Dortmund), Ryota Morioka (Vissel Kobe), Gaku Shibasaki (Kashima Antlers).

Atacantes: Shinji Okazaki (Mainz), Keisuke Honda (Milan), Mike Havenaar (Córdoba), Yu Kobayashi (Kawasaki Frontale), Yoichiro Kakitani (Basel), Yoshinori Muto (FC Tokyo).