Fala mansa, jeito simples, bem articulado. Este é o mineiro Cláudio “Caloquinha” Mattos, 32 anos, um dos principais nomes do jiu jitsu brasileiro. Ele será um dos representantes de Belo Horizonte na World Pro Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, de 15 a 19 de abril, um dos maiores campeonatos do mundo na categoria. Após ficar com o segundo lugar em 2010, o objetivo é buscar o título.
 
Caloquinha foi o único mineiro a ficar com uma vaga como vencedor de uma das seletivas disputadas no Brasil e tentará, na categoria leve (até 76 kg), conquistar mais um troféu entre os mais de 40 atletas. Ele viaja na próxima semana. Após superar uma série de lesões e cirurgias, entre 2009 e 2012, o lutador espera ter mais sorte do que em sua última passagem pela competição, quando foi derrotado por Gilbert Durinho, atual treinador de “chão” de Victor Belfort.
 
“A gente vem treinando forte, em nível altíssimo, com vários campeões mundiais e brasileiros, como Serginho, Cação, He-man, Preguiça e outros que nos ajudam a chegar ao limite a cada treino. Faço minha preparação física com o Vítor Formiga e a expectativa para este ano é muito boa. Espero ‘chutar o primeiro lugar’ e subir mais um degrauzinho no pódio”, disse. Caloquinha recebeu o Hoje em Dia na academia Runner, na Savassi, onde treina e dá aulas. 
 
Ele faz parte da equipe Gracie Barra BH, do mestre Draculino. O mineiro teve bom desempenho na etapa de Osasco (SP) das seletivas e, por isso, terá todos os custos de viagem, hospedagem e alimentação bancados pela organização do evento. Além disso, será acompanhado por cinco lutadores de sua equipe, uma das mais tradicionais da cidade: Serginho, Caubói, Gabriel Arges, Pedro Araújo, Rômulo Barral e Sérvio Túlio.
 
DIFICULDADES
 
Caloquinha sabe das dificuldades que enfrentará, já que sua categoria é disputada por grandes lutadores e vários campeões mundiais, como Roberto Satoshi, Michael Langhi e Vinícius Marinho. “A categoria leve é uma das mais disputadas. Sempre tem 15 favoritos, por ser uma categoria com muitos lutadores, por ser o peso médio da população”, explicou.
 
Ex-praticante de MMA, que deixou em 2008, ao voltar de uma temporada morando na Espanha, ele sabe que a modalidade tem importância no crescimento do jiu jitsu. Atualmente, o esporte conta com campeonatos bem estruturados, premiação em dinheiro, além de ser fundamental para todos aqueles que um dia sonham figurar entre os grandes lutadores do octógono, em torneios como o UFC e o Bellator. “O jiu jitsu está crescendo até pelo boom do MMA. Quem não sabe está morto, mesmo sendo o melhor striker do mundo”, disse.
 
Caloquinha fez questão de ressaltar a força de sua equipe. Há mais de 70 em todo o Estado (mais da metade em BH). Além disso, Minas vem ganhando importância no MMA, recebendo eventos do UFC e revelando nomes importantes, Como Rafael Sapo, Gabriel Bomba e Ju Thai. “BH precisa de mais profissionais do ramo. Para lutar MMA na cidade é preciso treinar jiu jitsu em um lugar e boxe em outro. Ainda falta infraestrutura e muita gente daqui acaba indo para fora”, lamentou.
 
O atleta viaja na próxima semana para os Emirados Árabes Unidos levando na bagagem muita confiança em sua preparação e a certeza de um bom resultado, apostando na qualidade dio jiu jitsu praticado na cidade. "Todo mundo treina e faz preparação física, entao a gente tem que ter um diferencial, abrir mão de algumas coisas porque isso me deixa mentalmente mais forte. Me cuido, não falta nada. Qualidade de treino é dificil ter igual no mundo, treinando com 30 faixas pretas em um mesmo horario", concluiu.
 
 
Dentre os diversos títulos de Caloquinha estão:
 
 
Pentacampeão mineiro 1999,2000,2001,2002,2004
Campeão brasileiro cbjj 2001
Campeão mundial 2004
Campeão Sul Americano cbjje 2009
Campeão Mundial CBJJE 2009
Campeão da seletiva do abu dhabi pro 2010
Vice Campeão World Pro Abu Dhabi 2010
Campeão Brasileiro CBJJE 2010
Campeão sul brasileiro cbjj 2013
Campeão mundial cbjje 2013
Campeão rio open cbjj 2013
 
Para saber mais sobre o lutador, acesse sua página oficial no facebook (https://www.facebook.com/CaloquinhaJJ)
 
Para saber mais sobre o World Professional Jiu-Jitsu Cup, acesse http://uaejj.com/en/index.php/wpjjc-2013-info