Horas depois da divulgação de detalhes da carta enviada pelo vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), à presidente Dilma Rousseff (PT), na qual lamenta ser "decorativo" e "menosprezado", o assunto ganhou o Trending Topics no Twitter e até mesmo um perfil na rede social. A #CartaDoTemer liderava, no meio da manhã entre os assuntos mais comentados no Twitter, batendo até mesmo o Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal e da Justiça, cuja data é comemorada nesta terça-feira, 8, pelos católicos.

Ainda entre os dez assuntos mais comentados no Twitter está "Vice Decorativo", também uma referência à carta de Temer. Já o perfil @CartaDoTemer foi fundado há 10 horas, logo após o assunto ganhar relevância pela imprensa. Com uma foto do vice-presidente, o @CartaDoTemer segue a linha bem-humorada de perfis criados pontualmente e já tinha quase 850 seguidores às 10h45.

No último dos 55 posts até agora, Temer aparece em uma foto com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que autorizou a abertura do processo de impeachment contra Dilma e que pode abrir caminho para o vice-presidente assumir o poder, caso ela seja afastada. Acima da foto, o diálogo: "Certas pessoas estão chegando, o que faço?". "Aja naturalmente".

Humor

Páginas de humor nas principais redes sociais também se utilizaram do episódio para novas postagens. Na fanpage "O pintinho", uma charge ironizava um suposto diálogo entre a presidente Dilma Rousseff e seu vice-presidente, Michel Temer.

 

 

A própria Petrobras, por meio do Twitter, compartilhou um gif (formato animado de imagem utilizado normalmente em caráter humorístico) do personagem da série House of Cards, Frank Underwood. O gif veio acompanhado da frase “Temer se disse surpreso com a divulgação da carta”, com o personagem repetindo o gesto que usa para revelar ironia. Na série cujo foco central é política, corrupção e poder, o protagonista costuma olhar para a câmera e revelar o que está por trás de ações. A postagem foi apagada do Twitter e a empresa ainda não se pronunciou sobre o episódio.

 

 

No YouTube, o canal Alta Cúpula publicou video do personagem Marcelinho, realizando leitura da carta do vice-presidente. Em pouco mais de duas horas, o video já tinha mais de 38 mil visualizações: