O candidato ao governo de Minas da coligação “Minas Pra Você”, Fernando Pimentel (PT), ganhou mais um aliado de peso com o lançamento da candidatura a deputado federal de Patrus Ananinas na manhã deste sábado (19), na Escola Sindical, localizada no Barreiro de Cima. Esta foi a primeira agenda pública dos candidatos com Josué Alencar (PMDB), que concorrerá a uma cadeira no Senado. Representantes do Governo Federal, CUT, candidatos a deputado estadual pelo PT e metalúrgicos estiveram presentes na solenidade.

Derrotado nas últimas eleições para a prefeitura de Belo Horizonte, Patrus aproveitou para reiterar seu conforto exercendo um cargo público e por isso tentará regressar à Câmara dos Deputados, onde ficou até 2004, ano em que se tornou ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Lula. "Me dizem que já estou eleito, mas tem que ter humildade porque política é igual a futebol. Tem uma zebrinha q fica doida p aparecer", disse de forma bem-humorada, referindo-se à derrota em 2012.

Segundo Pimentel, a candidatura de Patrus é o início da luta do PT ao governo do Estado. O candidato aproveitou para fazer duras críticas à atual gestão que, segundo ele, não valoriza o servidor e falhou nos investimentos em segurança pública. O lado de lá vai ter que explicar p MG pq não resolveu nenhum problema estrutural", disse. Ele ainda pondera que no plano Nacional, 12 anos foram pouco e, pela quantidade de coisas de melhorias entregues, mais quatro anos são necessários, referindo-se à candidadura à reeleição de Dilma Rousseff à Presidência da República.

Josué Alencar fez questão de salientar a admiração de seu pai por Patrus Ananias e destacou avanços nas áreas de formação, com o Pronatec, e de distribuição de renda, com o programa Bolsa-Família, ambos do Governo Federal. Ele defendeu o desenvolvimento econômico de Minas, com mais repasses monetários para os municípios e a Reforma Tributária.  

Dilma e Lula em Minas

Durante o evento, foi confirmado que o ex-presidente Lula e a presidente e candidata a reeleição Dilma Rousseff  virão a Minas Gerais no dia 1º de agosto, em ato da coligação que acontece em Montes Claros, no Norte de Minas.