Morreu na manhã desta segunda-feira (8), aos 87 anos, a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, após sofrer um derrame. A informação foi divulgada pelo porta-voz.

"É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu pacificamente em seguida a um derrame nesta manhã", revelou.

Margaret Thatcher foi a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra no país, em 1979, onde permaneceu por três mandatos consecutivos, até 1990 pelo Partido Conservador.

Apelidada de "dama de ferro" pelos soviéticos, em razão de seu estilo autoritário,  a líder política sofria de mal de Alzheimer havia alguns anos e não falava em público desde 2002, quando sofreu uma série de pequenos derrames.

Seus três mandatos, que totalizaram 11 anos no poder, fizeram dela uma das principais figuras da política mundial do século XX e, embora estivesse afastada da vida pública, sua doutrina conservadora, o "thatcherismo", continua a ter influência política ainda hoje.

Ela nasceu em 13 de outubro de 1925 e inspirou o filme A Dama de Ferro, de 2011. Confira o trailer da produção:
 

 

*Com Agência Estado