O engenheiro agrônomo e doutor em Economia Rural Eliseu Alves foi homenageado na noite desta terça-feira (7) com a Grande Medalha, prêmio máximo da comemoração ao Dia do Produtor Rural, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). Outras 18 pessoas e entidades de grande representatividade no setor agropecuário receberam a Medalha do Mérito Rural. O evento foi realizado no Centro Cultural Bradesco, no Minas Tênis Clube, em Lourdes.
 
"A Faemg é uma escola de líderes, que representa muito bem o produtor mineiro. Por aqui passaram grandes nomes da agricultura. Fiquei muito feliz com o prêmio", ressaltou o ex-presidente da Embrapa Eliseu Alves.
 
O setor agropecuário responde por 42% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, conforme enfatiza o presidente da Faemg, Roberto Simões. “O evento é um momento em que podemos reforçar junto à sociedade a importância da agropecuária, que é absolutamente diversificada no Estado”, afirma o representante do setor.
 
Cambraia
 
Um dos vencedores da Medalha do Mérito Rural na categoria Produtor Rural, Henrique Dias Cambraia, atua na área cafeeira há 22 anos. Proprietário da fazenda Samambaia, localizada em Santo Antônio do Amparo, ele diz que o segredo para se destacar no setor é valorizar a equipe. “Algumas pessoas trabalham comigo há mais de 15 anos. A dedicação de todos é enorme”, comenta.
 
 
Em meados de 97, Cambraia apostou na área de cafés especiais. A investida deu certo. Hoje, ele exporta 40% da produção para Estados Unidos, Japão, Coreia e Austrália. A previsão é a de que este ano a safra da fazenda alcance 20 mil sacas, cinco mil a mais do que em 2014. “Como nosso café é especial, não acompanhamos os valores da bolsa, que caiu um pouco”, diz.
 
Araxá
 
Com 650 associados, o Sindicato dos Produtores Rurais de Araxá também foi agraciado na comemoração. “Nossa atuação é muito forte. Trabalhamos com sucessão familiar, ajudamos o secretário de agricultura de Araxá a definir as prioridades do município, atuamos em conjunto com as cooperativas para venda de café, leite e grãos e preparamos o jovem homem do campo”, afirma Alberto Adhemar do Valle Junior.
 
Cerca de 600 pessoas estiveram presentes na comemoração. Entre eles, o vice-governador do Estado, Antônio Andrade e o secretário de Agricultura, João Cruz.