Uma boa maneira para que recém-formados ingressem no mercado de trabalho é por meio de programas de estágio ou treinamento (trainee), que todo os anos são abertos por muitas empresas, principalmente as de grande porte, que sempre buscam novos talentos. E geralmente as inscrições são abertas no início do segundo semestre para recrutar candidatos para o próximo ano. Gigantes como Unilever, Volkswagen e Nestlé sempre promovem esses programas, que podem ser a oportunidade de ouro para quem acaba de sair da faculdade.

Atualmente, há sites especializados nesse tipo de processo seletivo, como o Cia. de Talentos (www.ciadetalentos.com.br), que conta um número elevado de ofertas.

Uma dessas empresas que está com inscrições abertas é a Rodobens. O grupo do ramo financeiro aceita cadastro para o programa até o dia 20 de julho. Para participar, o candidato precisa preencher a ficha de inscrição, na qual, além dos dados pessoais, é necessário informar curso, instituição de ensino e datas de início e conclusão. Também é preciso listar informações como grau de conhecimento de idiomas, como inglês e espanhol.

Noções de informática, principalmente em programas como Excel, são de extrema valia no setor corporativo, assim como as demais ferramentas do Microsoft Office, como Word e Power Point. Conhecimentos em outros softwares também deverão ser informados.

Vale lembrar que a sinceridade é fundamental para a aprovação, pois não adianta nada informar que é um gênio, se na hora da prática o candidato der vexame.