O detalhamento das regras para utilização de meios de pagamento móvel - mobile payment - só será apresentado pelo Banco Central no início da próxima semana, durante a realização do V Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira Educação, Proteção, Inovação - Cidadania no acesso a serviços financeiros. O evento ocorrerá de 4 a 6 de novembro, em Fortaleza (CE). Na quinta-feira (31) o Conselho Monetário Nacional (CMN) deve trazer apenas uma resolução ampla sobre a nova forma de realizar pagamentos - a maioria por meio de telefones celulares.
A mesma estratégia foi usada no ano passado. O CMN tomou algumas decisões sobre cooperativas no dia 25 de outubro, mas a divulgação só ocorreu cinco dias depois (30/10), em evento semelhante, que ocorreu em Porto Alegre. Na ocasião, o CMN estabeleceu as características para um fundo garantidor de créditos das cooperativas singulares, criou uma nova forma de as empresas do segmento apresentarem balancetes e disciplinou operações de microcrédito.
Nesta quarta-feira (30), o diretor de Política Monetária do Banco Central, Aldo Mendes, afirmou que há uma expectativa de que na quinta o CMN aprove a primeira resolução sobre regulamentação dos meios de pagamentos. Ele ressaltou que o prazo de 180 dias do início da regulação expira em novembro. "A regulamentação vai ser proporcional ao risco", destacou, durante evento em São Paulo.
Regras para pagamento móvel sai na próxima semana
Publicidade
Publicidade
Comentários