O Indicador de Falências e Recuperações, divulgado nesta sexta-feira (4), pela Serasa Experian, mostra que foram feitos 156 pedidos de falência em todo o país em setembro contra 149 em agosto. Do total de pedidos no mês passado, 88 foram feitos por micro e pequenas empresas, 46, por médias e 22, por grandes. Em setembro de 2012, o número foi de 135 pedidos.

O total de recuperações judiciais requeridas subiu de 71 em agosto para 75 no mês passado e também avançou ante setembro de 2012, quando foram contabilizados 57 pedidos. As micro e pequenas empresas lideraram os pedidos de recuperação judicial (45), seguidos pelas médias empresas (20) e pelas grandes (10).

Para os economistas da Serasa Experian, "a alta do dólar verificada entre junho e agosto deste ano, o enfraquecimento da atividade econômica observada ao longo do terceiro trimestre de 2013 e a continuidade da elevação das taxas de juros impuseram maiores dificuldades financeiras às empresas, produzindo elevação nos pedidos de falências".