A prefeitura de Itajubá, no Sul de Minas Gerais, disponilbizará, gratuitamente, em seus postos de saúde, os medicamentos ivermectina, zinco e vitamina D para o combate ao coronavírus.

O anúncio foi feito neste sábado (13), na página do executivo municipal no Facebook, pelo prefeito Christian Gonçalves e pelo vice Nilo Baracho, que também é secretário de Saúde de Itajubá.

"Ao longo da semana trabalhamos de forma incansável (...) para que estes medicamentos sejam disponbilizados em nossos postos de saúde para o tratamento precoce", destacou Gonçalves.

"Estamos todos sofrendo com a pandemia e é muito importante que cada um faça a sua parte. É a única forma de sairmos vitoriosos desta pandemia", registrou o prefeito, que agradeceu a uma rede de farmácias local pela doação dos medicamentos.

O anúncio aconteceu no mesmo dia em que houve a circulação, nos grupos de whatsapp, de uma fake news sobre a eficácia do anti-parasitário Ivermectina contra a Covid-19, 

O remédio, que é usado para o tratamento de vermes, além de pulgas e carrapatos no caso de bichos domésticos, ainda não tem, segundo a fabricante Merck, evidências científicas sobre a eficácia contra o coronavírus.