Setenta dos 102 aprovados no concurso Público do Tribunal de Justiça de Minas Gerais tomam posse nesta terça-feira (27). A lista dos nomeados foi publicada no Diário do Judiciário eletrônico (DJe) de 20 de agosto. A expectativa é que eles reforcem o quadro de juízes nas comarcas de todo Estado, contribuindo para agilizar os julgamentos.

"Com a nomeação desses juízes de direito, o quadro da magistratura será parcialmente recomposto, contribuindo assim para a agilização da prestação jurisdicional com qualidade e eficiência", destacou a diretora executiva de Administração de Recursos Humanos do TJMG, Neuza das Mercês Rezende.

Com 14.315 inscritos, o concurso regido pelo Edital 1/2018 aprovou 102 candidatos e contou com cinco etapas. Na primeira e na segunda foram aplicadas provas objetivas e seletivas, todas de caráter eliminatório e classificatório. A terceira tratou da inscrição definitiva, sendo observadas a avaliação médica e psicológica, a sindicância da vida pregressa e a investigação social.

Na quarta fase, os candidatos fizeram a prova oral, também de caráter eliminatório e classificatório. E, na última, houve a prova de títulos, cujo resultado definitivo também foi publicado no DJe. A classificação final dos candidatos foi publicada em três listas, sendo a primeira uma lista geral, que incluiu os candidatos com deficiência e os negros, ambos inscritos para as vagas reservadas, outra contemplando apenas os candidatos com deficiência, e a terceira contemplando apenas os negros.

"Previa-se, inicialmente, que o concurso teria duração de um ano e oito meses, e a sua finalização fosse em novembro deste ano. No entanto, considerando a necessidade premente de provimento de cargos vagos de juiz de direito no Estado de Minas Gerais, que, no curso do certame, ultrapassou o número de 140, foram empreendidos esforços pela 2ª Vice-Presidência e por todos os membros da Comissão de Concurso para agilizar o andamento do certame", afirmou a desembargadora Áurea Brasil, 2ª vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). 

A posse será às 17h, no Auditório do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na avenida Afonso Pena, 4.001, no bairro Serra, na região Sul da capital.

Leia mais:
Governo de Minas anuncia mais 7 mil nomeações de aprovados em concurso para a Educação