O escritor Luis Fernando Verissimo, de 76 anos, que está internado desde quarta-feira em Porto Alegre, responde bem ao tratamento e depende cada vez menos do auxílio de equipamentos para respirar. Porém, conforme boletim médico divulgado no final da tarde deste domingo, seu estado ainda é considerado grave.

Verissimo começou a se sentir mal após uma viagem por Minas Gerais e Rio de Janeiro, há cerca de uma semana. Ele se queixou de sintomas de gripe, assim como seus companheiros de viagem, como sua mulher, Lúcia, e o escritor Zuenir Ventura. No entanto, Verissimo piorou e teve que ser internado.

Neste sábado (24), os médicos identificaram que Verissimo é vítima do vírus Influenza A, a gripe comum. Seu quadro se agravou com tanta rapidez possivelmente pelo fato de ser hipertenso e diabético.

Além de escritor, Veríssimo também é jornalista, cartunista, roteirista de televisão, autor de teatro, tradutor e colunista do jornal O Estado de S. Paulo. O pai, Erico Veríssimo, foi um dos principais autores brasileiros.