Em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o prefeito Carlin Moura (PCdoB) vai tentar conquistar outro mandato. Na vizinha Betim, o prefeito Carlaile Pedrosa (PSDB) também vai em busca da reeleição. Carlaile deve enfrentar o ex-prefeito Jésus Lima (PT), alvo de um atentado a tiros em 1997. Ele cumprimentava pessoas em um evento quando foi atingido nó tórax.

Já Carlin pode ter como concorrente a deputada estadual Marília Campos (PT), ex-prefeita da cidade por dois mandatos e que detém bons índices de popularidade. Marília ainda não definiu se vai ou

não entrar na disputa. Se ela não topar, o partido teria pelo menos duas opções. Parte da legenda defende apoiar Carlin tendo em vista que o PCdoB é aliado do PT em níveis estadual e federal.

A outra opção é apostar na candidatura do vereador petista Rodinei Ferreira.

O empresário Alex de Freitas é o pré-candidato do PSDB na cidade. O nome de Freitas já foi colocado em evento do partido com as presenças dos presidentes dos diretórios estadual e municipal da legenda, deputado federal Domingos Sávio, e deputado estadual João Vítor Xavier, respectivamente.

Uma terceira via seria a candidatura do presidente da empresa que cuida do trânsito de Contagem, Agostinho da Silveira, filiado ao PSD.