A Itaipu Binacional, responsável pela operação da maior hidrelétrica do Brasil, reabriu na última sexta-feira, 10, o vertedouro da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). A medida, realizada pela primeira vez desde o dia 23 de junho de 2014, foi considerada necessária em função do grande volume de chuva das últimas semanas e da expectativa de mais incidência pluviométrica no decorrer da próxima semana.

Ao reabrir o vertedouro, a Itaipu permite o vertimento da água pela estrutura da hidrelétrica, de forma a garantir um maior controle operacional sobre o volume de água mantida no reservatório. Segundo a empresa, o maior vertimento nos últimos três dias foi registrado hoje, quando o escoamento chegou a 7 mil metros cúbicos de água por segundo, o equivalente a quase 5 vezes o volume das Cataratas do Iguaçu.

Diante da expectativa de mais chuva ao longo da semana, é esperado que o vertedouro seja reaberto em outras oportunidades durante o período. "Embora a Itaipu esteja operando na cota normal, entre 219 e 220,30 metros acima do nível do mar, a reabertura do vertedouro foi decidida como medida preventiva", informou hoje a companhia. Às 10 horas deste domingo, 12, Itaipu operava com a cota de 219,71 metros acima do nível do mar, número que deve subir ao longo da semana.