O Taleban atacou um hotel em Cabul, capital do Afeganistão, deixando 14 pessoas mortas, incluindo nove estrangeiros, disse uma autoridade do governo. Este é o primeiro ataque mais violento desde que os insurgentes iniciaram suas ofensivas de primavera.

O Taleban assumiu a responsabilidade pelo ataque em um e-mail distribuído à imprensa por meio de seu porta-voz, Zabihullah Mujahid, que disse que o hotel foi alvo devido à presença de estrangeiros, incluindo americanos. No e-mail, Mujahid disse que apenas uma pessoa estava armada e não três pessoas como o governo afegão falou.

A lista completa dos nomes e das nacionalidades dos estrangeiros ainda não foi divulgada, mas já se sabe que entre os estrangeiros mortos estão um americano, um britânico, um italiano e quatro indianos.

Homens armados invadiram o restaurante do hotel Park Palace, onde acontecia uma festa para os estrangeiros, quando as vítimas foram mortas.

Dos nove estrangeiros mortos, sete eram homens e duas eram mulheres. Cinco afegãos também estão entre os mortos, sendo quatro homens e uma mulher. Além disso, sete pessoas ficaram feridas, incluindo um policial afegão.

Embora o Taleban já tenha atacado anteriormente diversos hotéis e locais onde estrangeiros que vivem e trabalham no país moram, o ataque mais recente é um duro golpe para o governo do presidente Ashraf Ghani, que tem tentado mostrar uma situação de segurança na capital do país.

Mas, desde que as forças dos EUA e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)concluíram formalmente a sua missão de combate no o final do ano passado, as forças de segurança afegãs têm lutado para afastar os ataques do Taleban por conta própria. Fonte: Associated Press.