Dez anos após ser inaugurado, o shopping Pátio Savassi, em Belo Horizonte, deu início nesta semana à sua expansão, prevista desde julho de 2010. A área líquida será aumentada em 5.900 metros quadrados, e inclui o terreno na esquina das avenidas do Contorno e Nossa Senhora do Carmo, no bairro São Pedro, onde funcionou até 2007 a tradicional Casa do Whisky, além de outros lotes na rua Lavras. O valor do investimento e o tempo de obras não foram revelados pela administração do shopping.

A Área Bruta Locável (ABL), que hoje é de 17,4 mil metros quadrados, deverá ser ampliada em 2 mil metros quadrados. Atualmente, o shopping tem 1.254 vagas de estacionamento e 131 lojas.

A Licença de Implantação (LI 505/12) para a obra foi expedida em 12 de julho de 2012 e tem validade até julho de 2016.
De acordo com o documento, serão construídos dois andares de subsolo para estacionamento, três pavimentos para abrigar mais 25 lojas, e mais dois pavimentos de estacionamento.

Para isso, serão suprimidas oito lojas e duas serão diminuídas. Como condicionantes, a LI 505/12 determinou o plantio de oito árvores – em compensação à derrubada de uma goiabeira e uma pitangueira – e relatórios mensais do ruído produzido pela obra.

Diariamente, cerca de 30 mil pessoas passam pelo shopping e, aos finais de semana, o número sobe para cerca de 50 mil pessoas. No ano passado, o Pátio Savassi apurou R$ 347,7 milhões em vendas.

Bom negócio

O último balanço financeiro divulgado pela Multiplan, administradora do Pátio Savassi, do BH Shopping e do Diamond Mall – além de outros 14 empreendimentos no Brasil –, demonstra o crescimento do setor no segundo trimestre deste ano.

Em comparação com o mesmo período de 2013, houve alta de 32,7% no lucro líquido, saltando de R$ 70,3 milhões para R$ 93,37 milhões.

Já a receita líquida cresceu 14,8%, alcançando R$ 272,4 milhões entre abril e junho, no comparativo com o mesmo período do ano passado. A receita com estacionamento registrou alta de 25%, com faturamento de 38,6 milhões no segundo trimestre de 2014, ante R$ 30,1 milhões no mesmo período do ano anterior.