O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira que a crise na Ucrânia se transformou em uma verdadeira guerra civil. Durante discurso no Fórum Econômico de São Petersburgo, o representante russo também falou sobre a Crimeia e disse que a região só conseguiu evitar a onda de violência graças à intervenção de Moscou.

Putin reconheceu que a crise ucraniana afetou o nível de confiança dos russos com o Ocidente. Ele também culpou os Estados Unidos e a União Europeia pela destituição do ex-presidente Viktor Yanukovich, durante os protestos de fevereiro em Kiev.

"E agora? Temos caos e uma guerra civil em grande escala", declarou o presidente russo. "Se não anexássemos a Crimeia, teríamos uma tragédia muito maior do que a atual no leste da Ucrânia", defendeu. Fonte: Dow Jones Newswires.

Efeito bumerangue

Putin afirmou ainda que as sanções impostas à Rússia em função de sua posição na crise ucraniana terão um efeito bumerangue contra o Ocidente.

"Não é evidente que as sanções econômicas utilizadas como um instrumento de pressão política no mundo atual terão um efeito bumerangue e se refletirão nas relações e economia dos países que são sua origem?", questionou Putin durante o Fórum Econômico
 de São Petersburgo, onde também declarou que respeitará a decisão dos ucranianos nas eleições presidenciais de domingo