Nesta quarta-feira, (1º), o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) divulgou pesquisa que aponta que no Brasil, 15% da população passou pelo menos uma vez por uma situação na qual não teve o suficiente para comer. Sendo que 2% declaram que frequentemente não tiveram o suficiente para se alimentar, 4% dizem que passaram por isso algumas vezes e 9%, raramente.

De acordo com o estudo, uma em cada cinco pessoas no mundo (21%) vivenciou a mesma situação. Pelo menos 3% afirmam que frequentemente passaram por momentos como esse e outros 9% dizem que algumas vezes vivenciaram essa situação, mesmo percentual dos que afirmam que raramente passaram por isso.

Países da África e Oriente Médio são os que mais sofrem com a fome no mundo como Sudão do Sul (94%), Palestina (72%), África do Sul, Nigéria e Camarões (70% cada).

Já a Tunísia é o país com o maior número de pessoas (95%) que declaram que nunca passaram fome, seguida por nações europeias e asiáticas como Alemanha e Holanda (94% cada).

Essa pesquisa foi realizada pelo IBOPE Inteligência, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), efetuada em 59 países, com 53.433 entrevistados.