Rosto iluminado por lantejoulas, glitter ou purpurina, olhos destacados em verde ou azul metalizado (cores marinhas, claro, boca clarinha e cabelos (presos ou soltos) em ondas. Eis a maquiagem de uma sereia urbana, perfeita para fazer antes de seguir para a folia. Basta acompanhar plataformas virtuais, como Tumblr e Pinterest, ou dar uma espiada em tutoriais no YouTube, para se inspirar e criar um look radiante.

A top maquiadora Vanessa Rozan (do programa Esquadrão da Moda e proprietária da escola Liceu de Maquiagem, em São Paulo) foi convidada pela Pinterest Brasil para criar uma pasta com sugestões de beleza para cair na folia e incluiu na lista make sereia. Com cerca de 30 pins, o painel inclui maquiagens, adereços, penteados, ideias e inspirações feitas pela própria Vanessa e sua equipe do Liceu de Maquiagem, as professoras Gisele Magatti e Débora Bittencourt. Todo o material foi fotografado por Alisson Louback.

Brilho Digno de Estrela; a nécessaire de diva
A beleza de Thais Porto idealizada por Zoe Palhares e Daniel Saphiro, do salão Tif's (Fotos: Divulgação)

Batizado de “Meu Glitter, minha vida” o perfil da guest pinner Vanessa contém maquiagens incríveis e, claro, reproduziu o look sereia com olho delineado, sombra rosa e verde, boca nude e aplicação de paetês (com cola de cílios) de vários tamanhos e cores – rosa, verde e azul – na lateral do rosto.

A beleza das personagens míticas Ariel e Iara também inspirou a maquiagem da modelo Thais Porto. Pelas mãos de Zoe Palhares, maquiadora do salão Tif’s, a pele de Thaís ficou pouco carregada e o mais natural possível. “Para a maquiagem não desmanchar com o calor, usei BB Cream M.A.C. e, com a ponta do dedo, dei algumas batidinhas nas têmporas e testa com pigmento azulado da Vult”. Gloss rosado nos lábios, farta cobertura de rímel nos cílios e sobrancelhas penteadas pra cima completaram a maquiagem de Thais, que foi finalizada com lantejoulas e purpurina mais grossa coladas na lateral do rosto.

O cabeleireiro Daniel Saphiro fez baby liss e depois trançou as madeixas da modelo, que usou adereço em forma de concha da Be Flower. Outra opção bacana para quem abre mão de adereços é jogar purpurina no alto da cabeça ou no partido do cabelo. A seguir, dicas e imagens que certamente vão seduzir você.

Brilho digno de estrela - olhos de gata

Olhos de gata

Combinação inusitada de sombras e muito iluminador para dar aquele efeito glow, dicas do maquiador Sadi Consati, consultor criativo da linha Intense, de O Boticário. A maquiagem divertida começa na escolha dos produtos corretos para evitar que a pele fique borrada.

“Prepare a pele com base, corretivo e pó. Cuidado para não exagerar na quantidade e escolha da cor dos produtos, que deve ser exatamente no tom da pele do seu rosto ou ligeiramente mais clara, pois os produtos podem escurecer depois de secos”. Na dúvida, aplique menos produto. O excesso deixa o visual pesado e atrapalha a fixação.

DOIS TONS DE SOMBRA

Se optar pela combinação inusitada de sombras, atente para a harmonia entre as cores. Sadi sugere aplicar o tom mais vibrante (verde) no canto interno dos olhos, tanto na parte superior quanto inferior. Já o tom mais fechado (azul) no côncavo e esfumado no sentido horizontal, alongando o efeito para fora dos olhos. A mesma sombra azul deve ser usada na parte inferior dos olhos, por baixo dos cílios, e estendida para fora, seguindo a direção da aplicação na pálpebra superior.

Outra opção fácil é delinear os olhos com um único lápis de colorido vibrante. Aplique várias camadas de máscara de volume (a prova d’água) nos cílios superiores e inferiores.

ILUMINAÇÃO EXTRA

Faça contorno e dê colorido nas bochechas com blush bastão. Aplique iluminador nas têmporas e no “v” dos lábios. Outra dica é misturar duas gotinhas do iluminador com a base, para efeito de brilho· Finalize com batom de textura seca (mate ou de longa duração) para não borrar.

Nécessaire de diva, confira: