O treinamento-piloto de mesários pela internet, há apenas quatro dias no ar, já foi acessado por 919 mesários e 119 já concluíram o curso até o momento.

A expectativa é de que cerca de 14 mil mesários de sete estados, dentre eles Minas Gerais, participem deste treinamento, o que representa 1% dos mesários que geralmente não são convocados para treinamentos presenciais pelos Tribunais Regionais Eleitorais, e são o público-alvo desta ação.

A secretária de Gestão de Pessoas do TSE, Ana Cláudia Braga Mendonça, explica que “A iniciativa veio após a realização e o sucesso que o treinamento de mesários no exterior teve em 2010". Segundo ela, o objetivo principal deste treinamento é democratizar o conhecimento, fazendo com que todos os integrantes da seção eleitoral estejam devidamente treinados no dia do pleito e, assim, possam melhor atender o eleitor.

Ao final do curso, cada participante responderá um questionário de avaliação quanto ao treinamento, com a finalidade de melhorar futuras preparações.

Conteúdo

Além do básicos de treinamento que incluem conhecimentos sobre urna eletrônica, identificação do eleitor, com e sem o uso da biometria, material da seção e outros, foi incluído o módulo Ética, Cidadania e Acessibilidade, que abordará o aspecto comportamental dos mesários.

Neste ano de 2012, o tema acessibilidade será tratado com atenção especial. Os mesários serão treinados para darem atendimento adequado a eleitores idosos, com deficiência, analfabetos ou com necessidades especiais. Assista os vídeos de treinamento no Canal do Mesário.

*Com informações do TSE