Muito se discute sobre as mudanças provocadas pela pandemia nos diversos setores da economia. Mas um dos que mais precisaram de adaptação, e em tempo recorde, foi o da moda. Com os calendários de lançamento adiados e eventos cancelados, a indústria sofreu um baque e tanto, porém, vem se reinventando.

Internacionalmente, acontece, desde 13 de setembro, a New York Fashion Week, a mais significativa semana de moda do mundo no que se refere a tendências. Quase que totalmente por streaming, com desfiles e talks virtuais, e, mesmo assim, com extrema relevância para o universo fashion.

Em nosso país, iniciativa pioneira em Belo Horizonte irá unir marcas em desfiles e salão de negócios on-line. Com a parceria do Sebrae, a Brasil Digital Fashion Week (BDFW) acontece de 21 a 25 de setembro. Durante os cinco dias de programação, coleções apresentadas em estandes, por meio de fotos e vídeos, além de interação via chatbots, para varejistas do país, que conseguem acessar os showrooms com cadastro prévio no bdfw.com.br. Já o público em geral poderá conferir desfiles e também conteúdos de entrevistas, painéis e palestras, de forma totalmente gratuita.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Brasil Digital Fashion Week (@brasildigitalfashionweek) em

 

“As semanas de moda como eram já estavam sendo questionadas até pela própria questão da sustentabilidade; gerava-se muito lixo e emissão de carbono. Com o fim da pandemia, os desfiles presenciais vão voltar a acontecer, mais como uma experiência mesmo, será necessário um motivo para concentrar essas pessoas em uma sala de desfiles. Novos formatos de se comunicar a moda irão surgir. É uma caixa de pandora que foi aberta”, observa consultor em negócios de moda e co-realizador do evento, Rodrigo Cezário.

Entre as marcas confirmadas no line up da BDFW estão nomes de peso como a SClub – do grupo Skazi, Victor Dzenk, Claudia Marisguia Bijoux, Frutacor, Maracujá, Thays Temponi, 613, Marcia Morais, Elizabeth Marques, Cleo, Decote, SIS, Cerra D’Ouro, Desirèe, Rogério Costa, Push Pull, Lazara Design, Strass, Fantástica Fábrica Ateliê, Regina Salomão, Lume, Eliane Matos, Condotti, M.Rodarte, S&B e Lore.

Leia mais sobre moda em:

Conforto para os dias quentes: Primavera-Verão pede peças elegantes e atemporais

Transformação digital: essencial à moda no presente e futuro; confira entrevista com especialista

Você sabe como consumir moda de forma sustentável? Veja, neste vídeo, alguns caminhos

Como criar conteúdo de moda na pandemia? Veja no Hoje em Dia AO VIVO com Anita Bem Criada