Games de corrida têm se qualificado a cada edição, em busca de realismo gráfico, físico e técnico. Em alguns títulos, o jogador chega a terminar a prova exausto de tão tenso é a corrida. Mas “Trackmania Turbo” é o oposto de tudo isso. A nova edição da série da Ubisoft chegou ao mercado em março, para PC, PS4 e Xbox One, mantendo sua aposta em corridas insanas, com pistas malucas que fogem totalmente à realidade.

Com ótimos gráficos, o “Trackmania Turbo” apresenta cenários detalhados, efeitos de iluminação, sombras, reflexos e texturas bem trabalhados e uma profusão de cores vibrantes que amplificam o ambiente caricato da produção. Apesar de ser totalmente avesso aos mandamentos de Sir Isaac Newton, com seus saltos absurdos e acelerações alucinantes, na pista há o comportamento dinâmico dos carrinhos tem boa simulação de física, com divertidas saídas de traseiras para quem gosta de drifting. Trata-se de um game totalmente arcade em que a melhor tomada de tempo é a única obrigação.

Com sua temática surrealista, é impossível não se lembrar do clássico “Stunts”, publicado pela Broderbund em 1990 para PC. As pistas contam com loopings, saltos e outras insanidades que o tornam extremamente divertido. Apesar de “Trackmania Turbo” exigir que o jogador mostre suas habilidades ao “volante” para poder completar as provas no menor tempo e desbloquear os próximos desafios, boa parte da diversão se dá pelos acidentes e barbeiragens com direito a voos, mergulhos e lagos e porradas num paredão.

A jogabilidade de “Trackmania Turbo” é intuitiva, com comandos muito simples, basta acelerar, frear (quando achar coerente) e dosar a direção. Nada de trocas de marchas, reduções cronometradas, preocupação com a tangência correta nas curvas, acerto de cambagem, ajuste de relações e milhares de outros parâmetros exigidos num game de corrida realista.

Um recurso legal é que o game também tem um editor de pistas, como em “Stunts”, onde o jogador pode criar os mais aloprados traçados. A ferramenta é simples e rapidinho se constrói o circuito e depois é só pisar fundo.

 

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos games no GameCoin