Entra ano sai ano, os eventos de gastronomia em Minas Gerais se multiplicam e ganham corpo e tradição. É a partir do mês de maio que eles se intensificam, tornando nossa vida bem mais calórica e mais rica, pois através deles conhecemos um pouco mais de nossa historia e das tradições de nosso povo.

A abertura desta temporada se dá todo ano em grande estilo, tendo os eventos de boteco como abre alas. Pelo nível de qualidade e pela riqueza com que o Evento Comida di Buteco e o Festival Botecar aconteceram, já dá pra imaginar a evolução desta escola que começa a desfilar pelas avenidas de Minas, se estendendo até setembro em sua maior intensidade.

É claro que, se tratando de Minas, o carnaval gastronômico não para entre outubro e abril, pois temos neste período também importantes eventos de peso, como a Festa do Pequi, em Montes Claros, em dezembro, o Festival de Jabuticabas de Sabará, também no final do ano, a Festa do Frango Caipira de São Gonçalo do Rio das Pedras, em finados no mês de novembro, o Festival de Gonçalves no Sul do Estado, também em novembro, e tantas outras festas que engrandecem nosso cardápio de atrações culturais e gastronômicas. E o samba não desafina, a harmonia torna a diversidade de opções e sabores num enredo que somente os fornos e fogões de Minas Gerais poderiam proporcionar.

O importante legado que estas festas têm deixado para a historia de Minas Gerais é a consolidação de nossa vocação culinária e da hospitalidade mineira como referências principais de nossa gente, além de destacar as nossas identidades gastronômicas locais e regionais como elementos de divulgação e desenvolvimento econômico e cultural.

E as consequências ficam evidenciadas na força de transformação desses eventos, mudando a vida das pessoas e trazendo o crescimento e o desenvolvimento das comunidades fomentados pelo crescente turismo interno em Minas Gerais.

 

Minas_eventos

 


Programe-se para os próximos festivais

Maio
 

Festival da Quitanda
- de Congonhas

festival

Iniciado na sexta feira, termina hoje no espaço histórico da Romaria em Congonhas, a 15 edição do Festival da Quitandas, que a cada ano reforça a Identidade Gastronômica da cidade através de suas receitas históricas e também das receitas trazidas por quitandeiras de 18 municípios convidados para a festa.

Este é um evento que já consolida Congonhas a cidade dos profetas, também como um dos mais importantes polos da cultura gastronômica mineira.

Festival do Ora Pro Nobis
- Pompéu- Sabará

Festival

Também se encerra hoje a 18ª edição de um dos mais antigos eventos gastronômicos de Minas Gerais. O festival de Ora Pro Nobis que acontece no distrito de Pompéu em Sabará começou na sexta feira e apresenta a cada ano novidades nas receitas utilizando esta tradicional hortaliça mineira.

Junho

Festa do Biscoito Polvilho
- Japonvar

festival

Entre 19 e 21 de junho, a cidade de Japonvar, no Norte do Estado, promove a sua tradicional festa do biscoito polvilho. Neste ano será realizada a 18ª edição. Uma das grandes atrações do evento são as mulheres da cooperativa das biscoiteiras que produzem diariamente os mais deliciosos biscoitos de polvilho , pães de queijo e broas para os viajantes que durante todo o ano fazem da cidade parada obrigatória ao viajarem pela BR.

Junho


Gastronomia na Serra
- Pirapanema – Muriaé


Entre os dias 10 a 14 de junho acontece no distrito de Pirapanema na belíssima serra de Muriaé a quinta edição do Festival Gastronomia na Serra. Uma ideia conduzida pela então secretária municipal de Cultura, Gilca Napier, hoje gestora da Fundação de Arte e Cultura da cidade, a Fundarte. O projeto transformou um lugarejo esquecido no tempo, e seguindo os passos de Igarapé, hoje vários moradores do distrito abrem suas casas e seus quintais para receber turistas. No Festival Gastronomia na Serra deste ano, além de cinco casas abrirem suas portas, 10 restaurantes de fora estarão presentes, inclusive o Alma Chef, do Felipe Rameh, que começou este movimento gastronômico em sua terra natal há cerca de 7 anos.


Junho

Pé de Moleque
- Piranguinho

A capital do Pé de Moleque apresenta na sua festa anual mais uma versão do maior doce do mundo para ser homologado no Guinness, o Livro dos Recordes. A Festa acontece neste ano em Piranguinho, no Sul do estado entre os dias 19 e 21 de junho.

Julho

-Igarapé Bem Temperado


Um dos mais emblemáticos exemplos de transformação de uma comunidade através dos seus valores culturais vem da vizinha Igarapé, que este ano realizará em julho a 11 versão do Festival Igarapé bem Temperado.

Segundo seu idealizador, o produtor cultural Carlos Oliveira, o Stan, “hoje podemos analisar a imagem da cidade e a auto estima dos igarapeenses, antes e depois do Festival. O Festival, com o resgate das mais simples e significativas tradições de nossos quintais de Minas Gerais, com suas mestras da terceira idade e suas receitas de antigos guisadinhos com as hortaliças não convencionais, colocou a cultura da cidade como uma das referências da região metropolitana”, completa o Stan, orgulhoso e incansável produtor do Festival Igarapé bem Temperado.


Agosto

Festival de Cultura e Gastronomia
- de Tiradentes

A 18ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes está prevista para as duas ultimas semanas de agosto, e terá seu lançamento oficial e a programação divulgada no começo de junho. O evento mais uma vez apresenta como tema a cozinha brasileira.