Terminou na última quarta-feira, no Restaurante Xapuri, na Pampulha, a série de eventos gastronômicos “Minas de Cabo a Rabo”, com a apresentação da chef Tanea Romão, do Kitanda Brasil, de Tiradentes, ao lado do chef da casa, Flavio Trombino, que homenagearam a região Oeste do Estado.
 
Na semana anterior, o chef Leonardo Paixão brilhou também na cozinha do Xapuri com seu menu contemplando a região Central do Estado, e o destaque foi a homenagem prestada à Lalka, uma das mais tradicionais confeitarias de BH.
 
RESPONSABILIDADE – A chef Tanea Romão pilotando o fogão de Dona Nelsa Trombino, no Xapuri
RESPONSABILIDADE – A chef Tanea Romão pilotando o fogão de Dona Nelsa Trombino, no Xapuri (foto: Juliana Correia)
 
O evento foi um sucesso de público e de criatividade, com jovens chefs de Minas Gerais trabalhando com maestria os mais diversos sabores de regiões distintas do Estado.
 
Sabor e ousadia – Bochecha bovina com polenta mole e beldroega, outra criação de Tanea Romão
Sabor e ousadia – Bochecha bovina com polenta mole e beldroega, outra criação de Tanea Romão
 
Segundo Gustavo Vianna, um cliente que participou de todos os jantares, o Festival cumpriu muito bem com sua proposta. “Nesses jantares, pude usufruir da maravilhosa comida mineira em todas as suas matizes e nuances. Numa viagem guiada pelo gosto, percorri e vivenciei nossas quitandas, nossos produtos de terroir e a nossa identidade cultural, tão bem representados pelos jovens chefs das diferentes regiões desse nosso estimado Estado”.
 
Sorbet de bala Lalka e Quindim, tributo do chef Leo Paixão à tradicional confeitaria Lalka
Homenagem – Sorbet de bala Lalka e Quindim, tributo do chef Leo Paixão à tradicional confeitaria Lalka
 
Uma grande iniciativa do Restaurante Xapuri, com apoio fundamental de seus parceiros: Cervejaria Backer, Mercado Central, Sorveteria Easy Ice, Azeites Hojiblanca e Café Tres Corações, que acreditaram na ideia que certamente terá outras edições
 
Moranga, mamão verde e jiló, sobre fatia de queijo do salitre, receita de Tanea Romão
Abóboras Confit da roça – Moranga, mamão verde e jiló, sobre fatia de queijo do salitre, receita de Tanea Romão