O  compositor Andersen Viana, professor na Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, acaba de vencer o Concurso Internacional de Composição para Quarteto de Cordas Piero Farulli , na Itália. Concorreram à premiação 147 obras de compositores de cinco continentes, representadas por 39 nações. 

Andersen Viana e o italiano Eugenio Mininni foram os  vencedores. Além do prêmio em dinheiro da Fundação Alimondo Ciampi, que apoia o concurso, Andersen terá a partitura publicada pela prestigiosa editora italiana Ricordi-Universal, no âmbito da série didática Piero Farulli para Quarteto de Cordas, além da obra executada pela Academia Nacional de Santa Cecília, em Roma.

O concurso  homenageia o famoso violista do Quarteto Italiano, fundador da Escola de Música de Fiesole, Piero Farulli. Presidido por Giorgio Battistelli e formado por Joerg Widmann, Ivan Fedele, Daniel Herrera, Alessandro Solbiati, o júri se reuniu no dia 30 de setembro para escolha dos vencedores e o resultado saiu apenas agora.  

Doutor em Música e Composição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Andersen especializou-se em música para cinema na Itália, na Suécia além de ter estudado em diversas instituições no Brasil. Escreveu até o momento 419 obras musicais para quase todas as formações instrumentais e vocais existentes. Ao longo de sua carreira recebeu 32 prêmios em concursos nacionais e internacionais de composição musical no Brasil, França, Alemanha, Itália, Bélgica, Chile e Argentina.