A 15ª edição da Primavera dos Museus começa nesta segunda-feira (20) com diversas atividades virtuais, incluindo podcasts, oficinas e encontro formativo. A programação do evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus, vai até 24 de setembro e conta com as atrações apresentadas pelo Circuito Municipal de Cultura, juntamente com o Museu da Moda (Mumo), Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) e Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB).

Programação

Nesta segunda, o MIS BH lança o primeiro dos sete episódios da série de podcasts "TV Itacolomi: A emissora de Minas", que busca, por meio do depoimento de ex-funcionários, relembrar os momentos mais importantes da história desta emissora repleta de talentos, que representou um marco nas telecomunicações do Brasil.

O podcast é baseado na exposição “TV Itacolomi: A pioneira de Minas” em cartaz atualmente no museu e, a cada semana, um novo episódio será lançado. Os podcasts têm roteiro de Fernando Tibúrcio, narração de Brisa Marques e edição, mixagem de som e trilha com Kiko Klaus e Estúdio Camarada MixMaster.

No primeiro episódio, intitulado “O Início da TV em Belo Horizonte - Pioneirismo e Tecnologia”, aborda-se a fundação da emissora, em 1955, pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand. Esse episódio conta com depoimentos de nomes como Fernando Sasso, narrador esportivo e apresentador na TV, Carlos Fabiano Braga, que, além de ator, exerceu várias funções na emissora, e Clóvis Prates, que foi ator, fotógrafo, operador de câmera e diretor.

Nos outros episódios, são abordados assuntos como o teleteatro, o jornalismo, a cobertura do primeiro pouso do homem na lua, programas infantis e de auditório, os comerciais e o fim da emissora que marcou uma época. Todos os episódios ficarão disponíveis no YouTube da Fundação Municipal de Cultura e integrarão o acervo no Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte.

Em 23 e 24 de setembro, acontece uma oficina e um bate-papo realizadas em parceria com o Mumo, dentro a “Slow Week – Semana de Moda, Ética e Sustentabilidade''. O objetivo das ações é impulsionar propostas sustentáveis, dentro da perspectiva do consumo consciente.

No dia 23, será realizada uma conversa sobre o tema “Inovação e Design em Materiais Sustentáveis”, entre o designer Rodrigo Cezário (BH) e o estilista Walter Rodrigues e, no dia 24, acontece a oficina “Como vestir-se mais sustentável”, com o professor Aldo Clécius. As duas atividades serão exibidas pelo YouTube da Fundação Municipal de Cultura e pelo site do Circuito.

A programação inclui, ainda, o encontro formativo para Arte Educadores com temática afro-indígena. “A Presença Afro-Indígena em Belo Horizonte", com a pedagoga Madu Costa e a cientista social Maria Florguerreira, será realizado em parceria com o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB). O evento terá dois encontros virtuais, nos dias 21 e 22, das 19h às 21h30, e acontecerá na plataforma Zoom, sendo necessária inscrição prévia por meio do formulário no site do Circuito. 

Sobre a Primavera dos Museus

Evento nacional realizado anualmente, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Primavera dos Museus acontece desde 2007 e tem como objetivos promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura é um projeto estratégico da Prefeitura de Belo Horizonte. Foram realizadas 329 apresentações, alcançando um público de mais de 635 mil pessoas, e contanto com a participação de 1.748 trabalhadores, entre artistas, mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de Covid-19.

Leia Mais:
Terminam nesta segunda as inscrições para vagas de emprego na Leitura; confira