Belo Horizonte recebe, nesta quinta-feira (30), pela primeira vez, o show “Encontro de gerações Folk & Rock Rural”. Idealizado pelo cantor e compositor paulista Tuia, o concerto acontece no Teatro Bradesco e reúne, no mesmo palco, os músicos Tavito, Guarabyra, Ricardo Vignini, Sérgio Magrão e Cláudio Venturini.

Nome de peso da nova geração do folk brasileiro, Tuia conta que o encontro nasceu da amizade entre os músicos. “Quando fui gravar meu terceiro disco de estúdio, queria que houvesse uma influência forte do rock rural dos anos 70 e 80. Então, convidei nomes como Tavito, Sá e Guarabyra e Zé Renato. E acabamos ficando muito amigos”, afirma o artista, lembrando a gravação de “Reverso Folk” (2016).

Com a potência dos shows de lançamento, veio a ideia de apostar num encontro. “É um momento único, há uma interseção de idades. Esses caras ainda estão na ativa, gravando, fazendo shows; e nós, da nova geração, estamos chegando”, sublinha Tuia. A partir daí, formou-se uma banda-base com Tuia, Guarabyra, Tavito e Ricardo Vignini. “O Ricardo é outro músico talentoso da minha geração, um instrumentista de viola que mistura sonoridades tradicionais com rock e pop”, conta Tuia, lembrando que a ideia é trazer, a cada show, diferentes convidados. “Já tocamos com Renato Teixeira, Zé Renato e, em BH, estaremos com Sérgio Magrão e Cláudio Venturini, do 14Bis, e o Péricles Garcia, um grande amigo”, diz.

O show traz grandes clássicos que ganharam novos arranjos – como “Casa no Campo” e “Rua Ramalhete”, de Tavito, e “Sobradinho” e “Espanhola”, de Sá e Guarabyra – além de canções da safra atual. “Nossa preocupação é que não fosse um show de flashbacks, mas um repertório de clássicos com nova roupagem e  que aponta para o futuro do estilo”, conclui.

Serviço: Encontro de Gerações do Folk & Rock Rural. Quinta-feira (30), às 21h, no Teatro Bradesco (rua da Bahia, 2.244, Lourdes).  Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).