Um disco em homenagem à cena de MPB da capital mineira. Com repertório pinçado de composições de seus amigos, a artista plástica Leonora Weissmann lança, nesta quinta-feira (28), o primeiro álbum, “Adentro Floresta Afora”, no Teatro Bradesco, na programação do “Verão Arte Contemporânea” (que segue até 5 de fevereiro).

A artista já participou de discos do qUEbRApEdRA, da Misturada Orquestra e do Coletivo ANA, além de ter feito participações em trabalhos de vários amigos da cena musical de BH. Agora chegou a hora da moça estrear em carreira solo como cantora.

Leonora canta duas faixas autorais (uma com Rafael Martini e outra com Luiza Brina) e criações de Kristoff Silva, Alexandre Andrés, Bernardo Maranhão, Pablo Castro e outros. “Montreux”, de Hermeto Pascoal, e “Tinha de Ser”, de Renato Motha e Fernando Brant, também estão no repertório.

“Queria que o disco tivesse músicas que eu gostasse de cantar, que fossem especiais para mim. O repertório é formado por músicas de amigos que são grandes compositores com os quais eu convivo”, conta.

Fazenda

Rafael Martini, marido de Leonora, e Rafael Macedo têm uma importância grande para o processo de criação do álbum. Os dois dividem a produção com a cantora e contribuem como compositores e instrumentistas (se revezando em vários instrumentos). Por sinal, a delicada “Carta a Theo” é uma homenagem de Leonora e Martini para o primeiro filho do casal.

O álbum foi gravado há dois anos na fazenda do flautista Alexandre Andrés. A paz do local influenciou a estética do trabalho. “Ficamos lá durante uma semana e meia, vendo uma paisagem maravilhosa. Era um lugar calmo e tranquilo, onde pudemos trabalhar sem o estresse de tempo, sem se preocupar com período de estúdio”, lembra a filha da artista plástica Selma Weissmann. “Nesse tipo de ambiente acontecem coisas especiais. Todos os músicos lembram com carinho desse período”.

Decisão

Para fazer o álbum, embora estivesse rodeada de colegas do qUEbRApEdRA, Leonora teve de lidar com um processo de trabalho novo. “Todos me ajudaram, mas a palavra final era minha. E isso é muito difícil porque eu tinha várias músicas em mente e estava rodeada de músicos maravilhosos, havia muitas opções”.

O show de lançamento vai apresentar as 11 faixas do álbum com arranjos bastante próximos ao que está registrado. A cantora vai contar com participações especiais de Irene Bertachini, Leopoldina, Patricia Lobato e Renato Motha, Luiza Brina e Felipe José.
Show de Leonora Weissmann no Teatro Bradesco (rua da Bahia, 2244, Lourdes), nesta quinta-feira (28), às 21h. Entrada: R$ 20 e R$ 10 (meia)