Primeiramente, o Instituto Pantone elegeu o rosa quartzo como a cor do ano 2016. Passados alguns meses, um novo anúncio: O azul serenity chega para, ao lado do rosa quartzo, transmitirem mensagem de paz e, juntos, traduzem o desejo unânime de um mundo mais tranquilo. É a primeira vez, desde 1999, quando a empresa começou a lançar a cor do ano, que dois tons dividem o título.

Se o rosa quartzo está ligado à ideia de compaixão, o azul serenity “tem um efeito calmante, trazendo alívio e relaxamento mesmo em tempos modernos”, explica Laurie Pressman, presidente do Instituto. Os promissores tons têm como missão colorir sutilmente a moda, o design e a beleza neste ano.

Assim como ocorreu no primeiro anúncio com o rosa, algumas grifes nacionais anteciparam a tendência e, muito azul – no tom do serenity – compôs a cartela deste verão. Oportunidade para garantir a it color no guarda-roupa. Já pela Europa, a eleita desfilou nas principais semanas de moda do continente sozinha ou compondo produções com a sua fiel companheira da temporada. A grande vantagem é não ter que optar apenas por uma. Acabou aquela história de “azul ou rosa”. A escolha coincide com um movimento social em prol da igualdade de gêneros.

 

A dupla já pode ser vista antecipadamente no verão da Gig Couture

A dupla já pode ser vista antecipadamente no verão da Gig Couture. Foto: Agência Fotosite/Divulgação