O CD produzido a partir da parceria com o trombonista norte-americano Chris Washburne traz, novamente, à cena cultural a inativa Big Band Palácio das Artes. É que o álbum, gravado no ano passado, será lançado neste domingo, às 20h, no “Savassi Festival” – mais precisamente no Palco AeC, que será montado na rua Antônio de Albuquerque, entre as ruas Sergipe e Alagoas, para a tradicional festa em frente ao Café Com Letras, realizador do evento, cuja 13ª edição começa neste sábado (4), com o apoio do Hoje em Dia. Vários shows estão programados até o dia 12, em 27 espaços de BH.
 
Conforme anunciado em março deste ano, a Big Band teve as suas atividades suspensas por falta de captação de verba via leis de incentivo à cultura. Na época, o orçamento mensal era de cerca de R$30 mil. De acordo com o coordenador do “Savassi Festival”, Bruno Golgher, a expectativa é que, com o novo projeto, o grupo consiga voltar à ativa.
 
“A Big Band estava desmobilizada e o festival será uma oportunidade para ela se mobilizar de novo. Mesmo que o grupo não consiga voltar de vez agora, pode ser que isso seja possível no ano que vem, porque essa luta tem que continuar. A gente está convidando a banda para tocar para que ela crie fundos e volte a funcionar como antes”, afirma Golgher.
 
O fundador da Big Band, o maestro cubano Nestor Lombida, no entanto, relata que ainda não há nenhuma definição sobre o destino da banda. “Ainda não sabemos se, com o lançamento do CD, o grupo dará continuidade. Mas, com certeza, para a gente, este trabalho está sendo muito importante”.
 
Trabalho de qualidade
 
Segundo Golgher, “Chris Washburne & Big Band Palácio das Artes” é o quarto trabalho lançado pelo “Savassi Festival”. Satisfeitos com o resultado do disco, produzido com o DJ Anderson Noise, surgiu a ideia de criar a chancela do evento. “Este álbum não será vendido pelo selo do festival. Ele será doado para a Biblioteca Pública, para os músicos da Big Band e para os interessados que irão ao festival. Mas o disco da próxima residência artística, que será entre o dinamarquês Jasper Hoiby e Antônio Loureiro, já vai sair para ser comercializado através da marca”, adianta.
 
Representativo
 
O disco chega com sete composições, todas assinadas por Washburne. Apesar do forte vínculo com o jazz, o músico se recusa a ser categorizado com tal estilo. Ao contrário, ele optou por um caminho mais plural – par perfeito para a Big Band.
 
“Acredito que o CD consegue representar bem os oito anos de vida do grupo. Sempre nos preocupamos em levar para o público uma linguagem eclética, que permitiu, inclusive, realizar trabalhos como este que apresentamos agora”, enfatiza Lombida.
 
Evento tem início neste sábado com apresentações em quatro espaços
 
O “Savassi Festival 2015” começa neste sábado, às 12h, com apresentação do DJ Nest na Loja Mercado (rua Paraíba, 1385). Às 15h, é a vez do DJ Anderson Noise colocar som no Café com Letras Savassi (rua Antônio de Albuquerque, 281). O grande destaque é o duo de pianos de Gilson Peranzzetta e Cliff Korman, às 17h, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade). Todas as atrações são gratuitas. Tem ainda show de Fred Silva no CCBB (Praça da Liberdade, 450), às 20h, por R$ 10.
 
A festa de domingo conta ainda com shows de Manassés Nascimento Quinteto, Cliff Korman Trio e Sérgio Galvão. Os ingressos podem ser retirados em uma das unidades do Café com Letras, mediante 1 kg de alimento não perecível