O projeto Foto em Pauta se despede do Teatro Klauss Vianna Oi Futuro nesta quarta (10) a partir das 19h30 com a participação mais que especial do fotógrafo e cineasta Walter Carvalho. O destaque é o lançamento do fotolivro “Contrastes Simultâneos” (R$129, 208 páginas, Editora Cosac Naify). Na ocasião, ele também mostra obra fotográfica através de projeção e bate-papo com o público. A entrada é franca sujeita a lotação do espaço.

Fotolivro

"Contrastes Simultâneos" reúne pela primeira vez o melhor da produção fotográfica de Walter Carvalho, um dos mais importantes diretores de fotografia do cinema brasileiro – responsável por clássicos como "Lavoura arcaica", "Abril despedaçado", "Madame Satã" e "Central do Brasil".

São imagens em preto e branco que revelam o olhar atento para os contrastes ao seu redor, sobretudo no Brasil: matadouros, foliões no carnaval, detentos e suas marcas nas paredes das prisões, crianças na rua e no playground, jogos de futebol, outdoors em cidades grandes e no interior. O livro conta com um ensaio do crítico Milton Guran e um texto do próprio autor, além de bibliografia e cronologia.

Herdeiro do Cinema Novo, Carvalho começou no cinema ajudando o irmão — o também cineasta Vladimir Carvalho — como fotógrafo (e sendo muito influenciado por ele). Aos poucos, foi assumindo outros projetos de fotografia em cinema até se tornar, ele próprio, também diretor de cinema.Sua apurada fotografia cinematográfica tem a marca inconfundível do cinema brasileiro da segunda metade do século 20.

Despedida

Em sete anos de Foto em Pauta foram realizados 52 eventos levando quase 4 mil pessoas a conhecer os 54 fotógrafos convidados para apresentar o trabalho.