Até 15 de abril, shoppings de Belo Horizonte e Contagem levam ao público atrações que vão além das seções de compras. Exposições que trazem histórias de tempos medievais, arte contemporânea e até de artistas visionários que mudaram a forma de pensar do homem.

Pela primeira vez no Brasil, a mostra “Da Vinci – A Exibição” pode ser vista no ItaúPower Shopping (avenida General David Sarnoff, 5.160, Cidade Industrial, em Contagem). Reúne peças feitas a partir de desenhos de Leonardo Da Vinci (1452–1519), um dos mais importantes artistas do Renascimento.

Das mais de 60 invenções, 44 são interativas e em tamanho original. Os trabalhos foram construídos por artesãos italianos a partir de registros precisos de Da Vinci que, devido à falta de tecnologias modernas no século 16, nunca as pôde construir. O ingresso custa de R$10 a R$ 30.

Já o BH Shopping e o Diamond Mall hospedam as exposições “Guerreiros – os Maiores da História” e “Na terra do Diamante, o Ouro É da Arte”, respectivamente. Em ambas, a entrada é gratuita.

No BH (BR-356, Belvedere), os visitantes poderão conferir até 15 de março cerca de 150 peças – como espadas, armaduras, escudos, roupas e capacetes – de cavaleiros medievais, samurais e de grandes guerreiros.

A expografia foi construída a partir de réplicas, peças originais e também arqueológicas. Dividida de acordo com as antigas civilizações (gregos, persas, egípcios, romanos, samurais e vikings), a mostra conta até com armaduras que remetem aos tempos de Rei Arthur e Alexandre, o Grande.

No Diamond (avenida Olegário Maciel, 1.600, Lourdes), o público pode prestigiar a exposição assinada pelo artista plástico Bernardo Pitanguy. São 18 telas de arte abstrata que ficarão expostas no shopping até 8 de março.