Pouco mais de 30 minutos foram suficientes para encher de riso o Mercado Distrital do Cruzeiro, na zona sul de Belo Horizonte. Na tarde deste domingo, o espaço transformou-se em picadeiro para os franceses da Cia Content Pour Peu. O casal circense levou ao público um espetáculo inspirado no burlesco e no cinema mudo. Batizada “Entre le Zist et le Gest” a apresentação contou com público de 200 pessoas aproximadamente e cumpriu o calendário das últimas atrações do Festival Mundial de Circo em Belo Horizonte.

Morando no prédio bem perto do mercado, o casal de arquitetos Pedro e Amanda Dias, de 39 e 33 anos, conta que vai ao local todos os domingos. “Sempre trazemos nossa filha para comprar frutas. Somos privilegiados por viver perto daqui”, comenta mãe da pequena Cristina, de 2 anos. “Foi um surpresa encontrar um picadeiro improvisado. Tenho certeza que ela vai ficar vidrada porque desde já adora um circo”, assegurou o pai da menina pouco antes da apresentação começar.

Confira a galeria de fotos da apresentação:

E bastou o casal francês dar início ao espetáculo, para as primas Joana e Beatriz Lopes, de 5 e 6 anos, respectivamente, parassem de correr como se fosse mágica. Com olhos atentos aos disparates da dupla, as garotas prontamente se acomodaram no chão mesmo e foram só riso.

Enquanto a chuva não passava, o publicitário Antônio Costa, de 62 anos, acabou cedendo aos apelos do neto e decidiu assistir ao show. Esta foi a primeira vez que João, de 6 anos, viu de perto um espetáculo circense. “Mas acabei lucrando também porque sempre gostei muito de palhaços. Nessas horas a gente pode parar um pouco sem se preocupar: é só ceder e rir”. Quando “Entre le Zist et le Gest” acabou a chuva ainda não tinha dado trégua. “Ah! Agora já nem faz tanto mal pegar uma chuvinha”, brincou o avô antes de abrir o guarda-chuva e ir embora com o menino no colo.

O Festival que neste ano celebrou sua 14ª edição, encerra hoje sua programação no Cine Theatro Brasil Vallourec. Por lá, será apresentada a peça do grupo La Mínima batizado “Mistero Buffo” – uma comédia em tom satírico com quatro histórias com inspiração que subvertem a seriedade do assunto através de uma linguagem repleta de gírias, dialetos e situações. Em cena, 20 personagens são desdobrados pela dupla Domingos Montagner e Fernando Sampaio, tendo como parceiro sonoro, o ator e palhaço Fernando Paz. “Mistero Buffo” pode ser vista a partir das 19 horas. Ingressos R$ 30 e R$ 15 (meia).