Os poetas Bruno Brum e Ana Elisa Ribeiro vão distribuir 60 mil livros de poesia – de graça! É o que propõe o projeto “Leve um Livro”, que será lançado nesta quinta-feira (27), às 19h30, no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046), com performance de Chacal e sarau.

A ideia veio daqueles displays em acrílico que abrigam postais em bares. “Se podem distribuir propaganda, por que não poesia?”, indagou Brum, que chamou Ana Elisa para dividir a curadoria do projeto. Juntos, eles selecionaram 24 poetas contemporâneos.

“O público de poesia é específico. Quando você vai a um lançamento de poeta, só há poetas. Parece que escrevemos para nós mesmos. Mas queremos ultrapassar essa barreira”, diz o moço. Com a tecnologia, contatos com profissionais da edição e a mãozinha de editais de cultura, é possível driblar o cerco das editoras que torcem o nariz para a poesia.

Os dois primeiros livros do projeto pertencem ao experiente e “marginal” Chacal (“É Proibido Pisar na Grama”) e à jovem e premiada mineira Ana Martins Marques (“Arquitetura de Interiores + 2”). Os livros serão distribuídos em 20 pontos (confira abaixo). Passe, escolha e leve um – ou os dois.

Serão dois autores por mês. Cada livro terá uma tiragem de 2.500 exemplares – ou seja, serão 5 mil livros por mês. Brum diz que os livretes são do tamanho de um postal e que os poemas são pouco (ou nada) conhecidos do grande público. Nesta quinta-feira (27) os primeiros volumes serão distribuídos gratuitamente ao público presente.

Pontos de distribuição gratuita do projeto "Leve um Livro", que serão ativados a partir de segunda-feira (1º):

Café Cine Brasil
Rua Carijós, 258, Centro

Café com Letras
Rua Antonio de Albuquerque, 781, Savassi

Café Palácio das Artes
Av. Afonso Pena, 1537, Centro

Centro Cultural UFMG
Av. Santos Dumont, 174, Centro

Centro de Informação ao visitante do Circuito Cultural Praça da Liberdade
Praça da Liberdade s/nº, Funcionários

Livraria Crisálida
Rua da Bahia 1148, sobreloja 63, Centro

Livraria Scriptum
Rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi

Mercado Central
Av. Augusto de Lima, 744, Centro

Rodoviária de Belo Horizonte - Centro de Atendimento ao Turista
Praça Rio Branco, 100, Centro

Sesc Palladium
Av. Augusto de Lima, 420, Centro

Mais informações sobre o projeto: http://leveumlivro.com.br