A banda inglesa Pink Floyd deve lançar em outubro o primeiro álbum em 20 anos, segundo Polly Samson, mulher do guitarrista David Gilmour.

A informação foi publicada neste sábado (5) por Samson em seu perfil do Twitter. Um representante do guitarrista confirmou a notícia à revista americana "Rolling Stone". Samson afirmou que o álbum, intitulado "The Endless River", é baseado em gravações feitas em 1994, ano de lançamento
do último disco da banda, "The Division Bell".

Ela descreveu o lançamento como o "canto do cisne" do tecladista Richard Wright, membro do grupo que morreu de câncer em 2008 aos 65 anos. Não está claro se o disco será inteiramente baseado no material de 1994 ou se incluirá contribuições mais recentes. Wright participou de outras gravações após 1994.  

A Warner, selo atual da banda, não se pronunciou. A cantora Durga McBroom-Hudson, vocal de apoio nos discos "Delicate Sound of Thunder", "The Division Bell" e "Pulse", confirmou a informação em sua página do Facebook, onde publicou uma foto que teria sido tirada durante as gravações. 

"Sim. Há um novo álbum do Pink Floyd saindo. E eu estou nele", escreveu.  

Não há informações sobre a participação de Roger Waters no novo disco.