Morreu na manhã desta quinta-feira (8), aos 75 anos, o cantor Jair Rodrigues. A informação foi confirmada pela produtora do artista. O músico estava na sua casa, na cidade de Cotia, no interior paulista. A causa da morte não foi divulgada.

Nascido em Igarapava, em 6 de fevereiro de 1939, Jair Rodrigues começou a carreira no final dos anos 1950, em programas de calouros. Na infância e na adolescência, trabalhou como engraxate, mecânico, ajudante de alfaiate e pedreiro.

O seu maior sucesso foi a faixa "Deixa isso pra lá", considerada por muitos como a precursora do rap no Brasil. A música tinha como dança característica o movimento das mãos para cima e para baixo.

Em 2006, Jair Rodrigues foi o artista homenageado no 4º Prêmio Tim de Música, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Recebeu, também em 2006, indicação ao Prêmio Grammy Latino, na categoria Álbum de Samba Brasileiro com o álbum Alma Negra.

O músico também é pai dos cantores Jair de Oliveira, o Jairzinho, e Luciana Mello. Seu último trabalho foi o CD Samba Mesmo, lançado neste ano, em dois volumes.

Ouça a música "Deixa isso pra lá", no dueto entre Claudia Leitte e Jair Rodrigues: