Fenômeno da música pop internacional, o cantor sul-coreano Psy, que lançou o sucesso “Gangnam Style”, procura um chef de cozinha para acompanhá-lo na próxima turnê. Para isso, lançou um concurso de repercussão mundial, cujo sortudo vai abocanhar US$ 40 mil. E um mineiro é um dos três finalistas, líder da competição.

Ricardo Caput, de 30 anos, enviou o vídeo “Caput Go Bibigo” para o Psy Needs a Chef (Psy precisa de um chef), reunindo imagens que misturam música e comida, as únicas exigências do regulamento. As tomadas são irreverentes e remetem ao clipe mais famoso do cantor, com danças esquisitas e mulheres bonitas.

Caput tem vasta experiência como chef de cozinha e trabalha no Obardô, “bistroteco” do bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. Para o concurso, ele criou uma receita de salada de salmão com folhas, carambola e emulsão de maracujá. “Nada supera uma boa salada”, registrou ele, no perfil para votação.

O peso dos votos da internet é de 60%. Os outros 40% são do próprio Psy, a quem Ricardo espera agradar. “A produção do concurso respondeu bem ao vídeo e me enviou comentários positivos”, contou o chef de cozinha, que já começa a ganhar destaque mundo afora. “A notícia da minha liderança foi parar em um blog do Canadá”, destacou.

Concurso

Para participar, os candidatos a chef do Psy precisaram apenas mostrar entusiasmo e não foi exigida experiência profissional ou fluência em inglês. Os materiais foram analisados pelo próprio cantor e membros da empresa do ramo alimentício envolvida, a Bibigo. O site do concurso não revela quantas pessoas se inscreveram, mas passaram no primeiro filtro 150 produções.

A partir de 7 de julho, o vencedor terá treinamento de 15 dias em Seul e, em agosto, embarca para uma turnê de um mês pelos Estados Unidos, com direito a viagens, hospedagens em hotéis cinco estrelas, transporte em limusine e passe livre em festas. Caput está quase mil votos à frente do segundo colocado, mas a votação está aberta até 10 de junho. O vencedor será conhecido no dia 14 de junho. A votação acontece no site www.psygobibigo.com.