Músicas e reflexões

Simone Demolinari / 16/01/2020 - 09h43

1- Cuidado - Barão Vermelho - Com quem você anda? Com quem você vive? Com quem você fica? Com quem você se envolve? Cuidado! Cuidado! Senão, você dança... 

Na dinâmica dos relacionamentos há uma troca em que um influencia o estado de ânimo do outro. Se estamos muito próximos a pessoas pessimistas ou rabugentas, acabamos, de alguma forma, contaminados por aquela negatividade. 

2- Epitáfio - Titãs - Devia ter amado mais; Ter chorado mais; Ter visto o sol nascer. Devia ter arriscado mais e até errado mais, ter feito o que eu queria fazer. 

Vivemos como se o amanhã estivesse garantido, quando, na verdade, não está. Em 2013, a enfermeira australiana Bronnie Ware escreveu um livro chamado “Antes de Partir”. No conteúdo, relatos de pacientes em fase terminal contando seus cinco maiores arrependimentos: eu gostaria de ter tido coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo, e não a vida que os outros esperavam de mim; gostaria de não ter trabalhado tanto; gostaria de ter tido coragem de expressar meus sentimentos; gostaria de ter mantido mais contato com meus amigos; gostaria de ter me deixado ser mais feliz. 

3- Rock estrela - Léo Jaime - E quando a gente pensa que sabe de tudo, o mundo muda de cena em menos de um segundo. O princípio que rege a vida é o da impermanência. Nada está garantido. 

4- O nosso amor a gente inventa - Cazuza - O seu amor é uma mentira que a minha vaidade quer. Essa frase traz a temática da dependência afetiva, onde já não existe mais o sentimento, e sim o apego, o medo e a vaidade. 

5- Ela disse adeus - Paralamas do Sucesso - Lágrimas por ninguém só porque, é triste o fim, outro amor se acabou. Muitos, quando rompem uma relação, se sentem muito tristes mesmo quando não gostavam mais do outro. No entanto, o sofrimento tem a ver com a perda do sonho, dos planos e de mais um fim. 

6- Esquinas - Djavan - Só eu sei o que é não ter e ter que ter para dar. É a prevalência da abundância frente à escassez do outro. 

7- Na sua estante - Pitty - Te vejo errando isso não é pecado, exceto quando faz a outra pessoa sangrar. O difícil exercício da empatia que nos convida a perceber a dor do outro pela ótica dele; e não da nossa. 

8- Andrea Doria - Legião Urbana - Quero ter alguém com quem conversar. Alguém que depois não use o que eu disse contra mim. Um tipo de traição consiste em matar o outro com a arma dele. Vamos supor: alguém confidencia que tem uma arma, diz onde está guardada e como pegá-la. O ouvinte, num momento oportuno e para lhe favorecer, vai lá, pega a arma e atira contra o dono dela. Além de traição, covardia. 

9 - Tocando em frente - Almir Sater - Cada um de nós compõe a sua história e cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz. Essa música está ligada à nossa capacidade de nos manter serenos e em paz mesmo com as adversidades. É a sabedoria de encarar, com docilidade, as dores que a vida forçosamente nos impõe. 

10 - Paralelas - Belchior - E no escritório onde eu trabalho e fico rico, quanto mais eu multiplico, diminui o meu amor. Quando o “ter” assume o protagonismo, o “ser” vira coadjuvante. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários