A vacinação contra a Covid-19 em Belo Horizonte terá novidades a partir de hoje. Os novos grupos serão divididos entre homens e mulheres enquanto houver, ao mesmo tempo, a aplicação da segunda dose. O objetivo é evitar filas, já que a expectativa é imunizar 84 mil pessoas até a próxima semana. 

O esquema começa com os moradores de 35 anos, completados até 31 de agosto. Nesta quarta, apenas os homens podem comparecer. De forma conjunta, será administrado o reforço nas pessoas com comorbidades de 50 a 52. Na quinta é a vez das mulheres de 35, juntamente com os portadores de doenças crônicas.

N/A

SERVIÇO – Em BH, a vacinação acontece das 8h às 17h (para pontos fixos) e das 8h às 16h30 (drive-thru); há ainda a imunização noturna em dois locais

“No mesmo dia estamos vacinando dois públicos diferentes. Então, para evitar aglomerações, resolvemos dividir. Pode ser que, lá para frente, quando não tivermos dose 2 de comorbidades, a gente chame todo mundo junto”, afirmou Paulo Roberto Lopes, diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de BH.

Desde segunda-feira, a população da capital também pode se proteger no período noturno em dois pontos (clique aqui e veja quais). Os atendimentos nesses locais acontecem até as 20h, apenas em dias úteis.

Vale ressaltar, porém, que a vacinação à noite é exclusiva para o público convocado para aquela data. Desta forma, a pessoa que não recebeu o produto no dia certo não terá direito a usufruir desta opção.

Na sexta-feira, juntamente com a segunda dose daqueles com comorbidades, acontece a primeira aplicação em homens de 34. No sábado, serão as mulheres. Terça e quarta-feira da próxima semana será a população de 33 anos: primeiro o público masculino, depois o feminino.

Ontem, a PBH também convocou os belo-horizontinos de 18 a 33 anos, com comorbidades, para concluir o esquema vacinal a partir de segunda-feira. Na mesma data haverá uma repescagem para os que pertencem ao grupo e perderam a primeira chamada. A administração municipal destaca, no entanto, que só poderão antecipar o complemento as pessoas em que a data marcada no cartão seja menor ou igual a 7 dias.

Além disso

- Hoje: 2ª dose para pessoas de 52 a 50 com comorbidades e 1ª dose para homens de 35 anos
- Amanhã: 2ª dose 49 e 48 anos com comorbidades e 1ª dose para mulheres de 35 anos
- Dia 6 (sexta-feira): 2ª dose comorbidades de 47 a 42 e 1ª para homens de 34
- Dia 7 (sábado): 2ª dose comorbidades de 41 a 34 e 1ª para mulheres de 34
- Dia 9 (segunda-feira): 2ª dose comorbidades de 33 a 18 anos e repescagem por faixa etária, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência e Síndrome de Down
- Dia 10 (terça-feira): 1ª dose para homens de 33 anos
- Dia 11 (quarta-feira): 1ª dose para mulheres de 33

Leia mais:
Betim amplia vacinação contra Covid para pessoas de 36 a 38 anos
Cemig doa insumos para vacinas contra a Covid a mais de 400 cidades mineiras
BH vacina mais de 64% do público-alvo com a primeira dose contra a Covid-19