É certo que o Carnaval é uma época de muita bebedeira. Temos aqueles foliões mais "responsavéis", que sempre procuram dicas para evitar a famosa ressaca, e aqueles que bebem como se não houvesse amanhã, que acabam passando por maus bocados no dia seguinte. E o Hoje em Dia tem dicas para os dois tipos!

Segundo a Nutrucionista Juliana Oliveira, os sintomas da ressaca geralmente aparecem no dia seguinte após ingerir grandes quantidades alcoólicas. Com isso, o organismo priva a oferta de vitaminas e minerais, além de passar por uma desidratação.

Para amenizar os sinais, algumas dicas são: 

- aumentar a ingestão de água, que auxilia na eliminação das toxinas;
- ingerir café sem açucar, que ajuda a reduzir o inchaço dos vasos sanguíneos que causam a dor de cabeça;
- apostar em alimentos integrais ricos em fibras;
- ingerir sucos naturais, já que a frutose (açúcar das frutas), auxilia na eliminação do álcool do organismo;
- comer banana: o corpo perde muito potássio pela urina, que pode ser reposto pela fruta que é rica desse mineral.

ressaca

Os sintomas da ressaca geralmente aparecem no dia seguinte após ingerir grandes quantidades alcoólicas.

Fuja de alimentos gordurosos

Durante a folia, fique atento ao que vai comer. "Alimentos gordurorosos e frituras demoram mais para serem digeridos, e podem dar sono. Opte por preparações assadas, grelhadas ou cozidas. Consumir frutas secas, oleaginosas ( castanhas, amêndoas, avelãs), biscoito integral e barra de cereal, também é o ideal durante a bebedeira" aconselha Juliana.

Cuidado com o exagero

"O excesso de álcool pode acarretar em várias doenças, como esteatose hepática, cirrose, pancreatite crônica, hipertensão e aumento de colesterol. Além de poder afetar também o sistema nervoso, causando riscos de danos cerebrais e deteriorização cognitiva " alerta a médica.

Desinchar após a bebedeira

Depois da farra, se você ainda sentir aquele "inchaço" que o álcool trás, a dica é apostar nos vegetais verdes escuros, pois eles atuam no procsso de desintoxicação, auxiliando o funcionamento do fígado.

Afinal, como evitar a ressaca?

A melhor forma de não acordar de ressaca, segundo a nutrucionista, é apostar na água durante a bebedeira. "Tomar um copo de água após cada copo de bebida alcoólica ajuda, porque à medida que o álcool desidrata, a água hidrata novamente, deixando o corpo equilibrado, e diminuindo o risco da pessoa ficar com enjoo e dor de cabeça no dia seguinte.

*Estagiária, sob supervisão de Mateus Rabelo

Leia mais:
Fuja da folia: confira lugares em Minas para aproveitar o Carnaval longe dos blocos
Lixo do Carnaval de rua será transformado em lixeiras para Belo Horizonte
'Aqui não, uai': assédios no Carnaval estão na mira das forças de segurança