A partir desta sexta-feira (20/8), estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas já poderão se inscrever em um dos cursos técnicos oferecidos pelo Trilhas de Futuro, iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo oferecer aos jovens, gratuitamente, cursos técnicos de formação profissional.
 
Já está disponível o catálogo dos cursos oferecidos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). No documento, estão listadas as instituições, cursos e municípios que integram o programa. A lista pode ser acessada no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Estudo, prova, teste, Enade

Os cursos serão gratuitos e ministrados por instituições credenciadas

Serão oferecidos cursos de enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, entre outros. Os cursos serão gratuitos e ministrados por instituições credenciadas, em 110 municípios mineiros. Além da oportunidade da formação, os alunos selecionados para participar receberão uma ajuda de custo de vale-transporte e alimentação.
 
A definição dos municípios prioritários e dos cursos oferecidos foi feita a partir da escuta do setor produtivo, de estudos de empregabilidade e da demanda da rede estadual de ensino. 
 
Inscrições

As inscrições para os cursos ofertados pelo Trilhas de Futuro poderão ser feitas de 20 a 30 de agosto, neste link.
 
Poderão se inscrever para as vagas estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio e também jovens que já concluíram essa etapa de ensino.
 
Pelo menos 70% das vagas contratadas devem se destinar aos estudantes do ensino médio regularmente matriculados na rede pública estadual, sendo as demais vagas distribuídas para os jovens matriculados em outras redes públicas, em redes privadas e, em seguida, para os jovens egressos do ensino médio.
 
Inicialmente, serão oferecidas 40 mil vagas para cursos técnicos. A previsão é de que as aulas comecem em outubro.

(*) Com informações da Agência Minas

Leia mais:
Com melhora nos indicadores da Covid-19, Triângulo do Sul progride para a onda amarela
Policial acusado de homicídio após briga de trânsito em BH é condenado a mais de 12 anos de prisão