A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu hoje um total de 190.500 doses da vacina Covishield, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca/Universidade de Oxford em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
 
Os imunizantes contra a Covid-19 chegaram a Minas em um voo que desembarcou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte em Confins no fim da manhã deste domingo (24).
 
De Confins, as vacinas foram levadas para a Central Estadual de Rede Frio, na Gameleira região Oeste da capital mineira. O transporte da vacina foi feito com escolta da Polícia Militar. Segundo a SES-MG, as doses devem ser distribuídas aos municípios mineiros ao longo da semana para garantir a vacinação dos profissionais da saúde.
 
Eficácia 
Os estudos clínicos da Covishield mostraram que a vacina da AstraZeneca/Universidade de Oxford demonstraram resultados em 98% dos indivíduos em 28 dias após a primeira dose, e 99% em 28 dias após a segunda dose. A eficácia da vacina foi demonstrada em um esquema contendo 2 doses com intervalo de 12 semanas. Os indivíduos que tinham uma ou mais comorbidades tiveram uma eficácia da vacina de 73,43%.
 
Coronavac  
Na segunda passada (18), Minas Gerais recebeu 577 mil doses da vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantã.