Um idoso de 70 anos ficou soterrado após um muro desabar sobre ele nesta terça-feira (29). A estrutura, que fica no bairro Bonsucesso, no Barreiro, cedeu devido à chuva. Em Contagem, no bairro Tropical, parte do teto de uma casa caiu, mas não há registro de feridos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe atua no local onde o idoso está soterrado e informou que o homem foi ferido e sangra intensamente pela cabeça. A Prefeitura de Belo Horizonte chegou a emprestar uma retroescavadeira, mas o maquinário pesado não foi necessário.

A vítima ficou prensada entre os escombros do muro e um carro e, por volta das 19h30 ele foi resgatado e encaminhado para o hospital por socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Até 19h desta terça, a Defesa Civil de Belo Horizonte já havia registrado 30 ocorrências relacionadas à chuva. A com maior número de incidentes é a de trincas, seguida por alagamento, infiltração e riscos de danos a estruturas. 

Chuva forte

Todas as regionais de Belo Horizonte registram chuva nesta terça-feira. As defesas civis alertaram para o risco de ocorrência de granizo tanto em Belo Horizonte quanto em cidades da Região Metropolitana, como Contagem, Betim, Ribeirão das Neves e Santa Luzia.

Já o alerta de chuva forte em BH, emitido nesta terça-feira, vale até 8h desta quarta-feira. Diante da possibilidade de novos temporais, o órgão também divulgou algumas recomendações sobre como a população deve proceder.

Confira: 

- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.⠀

- Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.

- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

- Atenção especial em áreas de encostas e morros.

- Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).

- Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.