Belo-horizontinos que passarem pelo bairro de Lourdes a partir da próxima sexta-feira (30) verão ruas mais iluminadas sob a temática do Natal. Cinquenta quarteirões do bairro na região Centro-Sul de Belo Horizonte vão receber 240 árvores de natal, decoradas e iluminadas, através do projeto Lourdes Brilha, idealizado por moradores e lojistas da região.

O perímetro a ser enfeitado engloba quadras entre a avenida do Contorno e as ruas Santa Catarina, Gonçalves Dias e Espírito Santo. Neles, serão instaladas árvores de 3,5 metros de altura e outras seis de nove metros que serão colocadas em rotatórias da região. O projeto foi desenhado por Denise Magalhães, decoradora e dona da loja de decorações Verde que te quero Verde.

No total, 170 lojistas de diversos segmentos que atuam no bairro se envolveram no projeto, que também tem caráter solidário. Vários eventos serão promovidos durante o período do natal, nos quais os valores e itens arrecadados serão destinados a instituições de ajuda a pessoas carentes e proteção aos animais. A lista de atividades inclui, por exemplo, oficina de guirlandas no café Frau Bondan, na rua Espírito Santo; oficina de brinquedos de papelão com a loja de jogos criativos Mobri; apresentação de coral infantil na loja de decoração Villa Maria, na rua Bárbara Heliodora, entre outros. Outra forma encontrada pelos lojistas de ajudar a quem precisa é promover vendas solidárias, nas quais parte do valor é revertida às associações escolhidas pelo projeto.

Financiamento

Além de doações dos comerciantes envolvidos no Lourdes Brilha, as estruturas, eventos e divulgação partiram de doações de empresas como Arcellor Mittal, Cemig, Belgo Bekaert, entre outras, que se assumiram diferentes papeis na montagem do projeto. "A força humana é totalmente voluntária, ninguém está recebendo nada. Nós nos unimos para levantar o astral do Natal em um ano com tantos conflitos e descobrimos a força do coletivo. Passamos por dificuldades enormes para colocar o projeto de pé, mas conseguimos coisas que nem imaginávamos. Nenhum bairro em Belo Horizonte fez isso antes. Vamos ajudar a quem precisa e todos saem ganhando", comenta Fernanda Bicalho, uma das líderes do projeto.

O Lourdes Brilha foi idealizado pelo grupo Marias Bonitas de Lourdes, um movimento espontâneo de mulheres, moradoras e/ou comerciantes do bairro. Paula Bondan, outra idealizadora do evento, conta que a intenção do grupo é que sejam feitas mais iniciativas como a que vai enfeitar o bairro no Natal. "Lourdes também pode brilhar na festa junina, no Dia dos Namorados e em outros diversos eventos", contou a empresária.