Os postes de iluminação de Belo Horizonte estão ganhando identificação. Com a obra de modernização da iluminação pública da capital mineira, em curso desde outubro do ano passado, todos os novos postes ganharam um número de identificação.

As placas, penduradas em locais visíveis das estruturas, informam um código que, de acordo com a BHIP, empresa responsável pelo serviço, são gerados de acordo com as coordenadas geográficas de cada um. “Nosso sistema identifica essa coordenada e dá a localização precisa do poste, o que facilita o serviço de manutenção e a correção de falhas”, explica o presidente da BHIP, Marcelo Bruzzi.

A novidade ainda não está disponível para todas as regiões da capital. Até agora, somente as ruas das regionais Venda Nova, Norte e Barreiro são iluminadas pelos postes com lâmpadas de led com identificação. Para os moradores dessas regiões, é possível solicitar a manutenção dos postes com mais facilidade, o que contribui para o cumprimento do prazo de 48 horas para a conclusão do serviço.

Embora o total de postes modernizados até agora (47,5 mil) represente pouco mais de 26% do total da cidade, que ultrapassa os 180 mil, Bruzzi garante que a empresa está adiantada no cronograma. “Temos até o final de outubro de 2020 para concluirmos a modernização e já estamos cerca de sete mil unidades à frente do cronograma. Nesse ritmo, podemos concluir as obras com até cinco meses de antecedência”, explicou.

Mapa

Em laranja, áreas já equipadas com os novos postes

Com a finalização dos trabalhos nas regionais Venda Nova, Norte e Barreiro, a empresa passa, agora, à implantação dos novos postes nas regiões Leste e Nordeste. De acordo com Bruzzi, a empresa mantém 20 equipes de manutenção que rodam 24h, 16 equipes para modernização e cinco equipes de ronda para verificação ativa, além de uma equipe de qualidade também. A BHIP é responsável pela manutenção em todos os postes, sejam os novos ou os antigos.

Chamados

Moradores de Venda Nova, do Barreiro ou da parte Norte da cidade que quiserem solicitar a manutenção em um poste devem entrar em contato com a BHIP em um dos canais de atendimento. Seja pelo aplicativo da empresa (BHIP) disponível para Android e iPhone como, pelo site ou pela central de atendimento telefônico (0800 941 6789), o solicitante deve informar o número do poste em questão. O chamado entra direto para uma ordem de serviço e, de acordo com a BHIP, tem um prazo de 48 horas para ser cumprido.

Para outras regiões, a correção de falhas em postes de iluminação também pode ser solicitada pelos mesmos canais de atendimento. A diferença é que mais detalhes de localização serão necessários para identificar o poste.

Modernização

Contratada pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2016, a BHIP é uma parceria público-privada (PPP) que, desde junho de 2017, assumiu a responsabilidade pela iluminação pública de Belo Horizonte. Segundo Bruzzi, o contrato entre as partes previa a modernização de todas as unidades de iluminação em vias públicas da cidade através da troca pelas lâmpadas de led.

Antes e depois

Lâmpadas de led dão maior claridade à via, gastam menos energia e requerem menos manutenção

O presidente destacou as principais vantagens que virão com a substituição. “Depois de concluída, a modernização vai possibilitar uma economia de R$ 30 milhões por ano em BH”. Além da economia relacionada ao gasto energético, Bruzzi também apontou para a baixíssima taxa de falha das lâmpadas de led, que chega a ser 13 vezes menor do que as de vapor de sódio, e para a vida útil, que também é maior.

A maior claridade nas vias, entretanto, é a vantagem mais palpável ao belo-horizontino. “As ruas ficam bem mais claras e, consequentemente, mais seguras”, concluiu.