Usuários do transporte público da capital mineira terão que ficar atentos durante os dias de jogos da Seleção Brasileira. De acordo com a BHTrans, o quadro de horários dos ônibus serão alterados.

Como haverá uma mudança na lógica do horário de pico, os reforços nas frotas serão feitos de acordo com os horários dos jogos, quando as pessoas sairão de casa ou do trabalho, de acordo com a BHTrans.

Na próxima sexta-feira (22), dia de jogo da Seleção, os coletivos circularão com quadro reduzido na parte da manhã, já que a partida será realizada às 9h. Entretanto, depois do jogo, a BHTrans garantiu que reforçará as linhas e realizará operações especiais de trânsito para evitar transtornos para belo-horizontinos.

De acordo com a assessoria, não há uma previsão de horário exato para o reforço no trânsito depois dos jogos. Tudo dependerá do desempenho da Seleção Brasileira. A recomendação do órgão é que os usuários de coletivos usem o aplicativo SIU Mobile para acompanhar os horários atualizados dos ônibus em seu ponto.

Para os usuários do metrô, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o quadro de horários permanecerá o mesmo.

Reforço para o Mineirão

Como são esperadas 30 mil pessoas no Mineirão, onde haverá exibição especial do jogo do Brasil, a BHTrans preparou um esquema especial para os torcedores. Será disponibilizado o serviço da linha 55 – MOVE Mineirão, saindo da Estação Rio de Janeiro (Plataforma 1B – Avenida Santos Dumont), sentido Praça da Estação. A linha começa a operar a partir das 7h, saindo com intervalos de 15 minutos. A última viagem para o estádio deixa a estação às 8h30. Na volta, os ônibus sairão do Mineirão, conforme a demanda, a partir das 10h. O preço da passagem é R$ 4,05 e o pagamento poderá ser feito também com o Cartão BHBUS.

A linha 55 (MOVE Mineirão) contará com embarque e desembarque na área central, na Estação Rio de Janeiro (localização à Avenida Santos Dumont, 480) e ao longo da Avenida Presidente Antônio Carlos, operando nas Estações Senai (Av. Antônio Carlos, 580), São Francisco (Av. Antônio Carlos, 3.720) e UFMG (Av. Antônio Carlos, 6.700). Na região do estádio, os torcedores irão desembarcar próximos ao portão Norte, na Rua Rebelo Horta. Após a partida, os ônibus sairão do Mineirão, na Avenida C.

Serão implantadas reservas de área, proibindo o estacionamento em trechos das Avenidas Antônio Abrahão Caran, das Palmeiras, Cel. Oscar Paschoal, C e Carlos Luz, para garantir fluidez ao trânsito, facilitando o acesso ao evento sem impactar o trânsito diário na região. 

Será realizada inversão da pista da esquerda da Avenida Antônio Abrahão Caram, entre Avenida C e Avenida Coronel Oscar Paschoal, que passará a circular nesse sentido. A inversão será realizada duas horas antes do início do evento.

Intervenções no trânsito

Serão implantadas ações da Operação Mais Mobilidade, mudanças operacionais pontuais em grandes corredores de tráfego com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito e a segurança de pedestres e motoristas entre 11h e 14h. Agentes da BHTRANS irão monitorar o trânsito em todas as regionais da cidade para garantir a fluidez e a segurança de motoristas e pedestres. 

Vejam os locais da operação: 

- Avenida Francisco Sales com Avenida Brasil;
- Avenida Sinfrônio Brochado, entre Rua Flávio Marques Lisboa e Rua José Brandão.

Regional Centro/Sul: 
- Praça Setembro;
- Mercado Central;
- Trevo do Belvedere;
- Avenida Afonso Pena com Rua da Bahia;
- Avenida Afonso Pena com Rua dos Tamoios;
- Avenida Afonso Pena com Avenida Carandaí;
- Praça Raul Soares com Avenida Bias Fortes;
- Avenida Bias Fortes com Rua dos Goitacazes;
- Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi);
- Avenida do Contorno com Avenida Cristóvão Colombo.

Regional Oeste/Barreiro
- Avenida Afonso Vaz de Melo com Rua Benedito dos Santos, próximo ao Via Shopping;
- Avenida José Rodrigues Pereira com Avenida Raja Gabaglia;
- Avenida Silva Lobo com Avenida Barão Homem de Melo;
- Avenida Amazonas entre Avenida do Contorno e Anel Rodoviário.

Regional Nordeste/Leste
- Avenida Cristiano Machado com Rua Jacuí;
- Avenida Cristiano Machado com Avenida Silviano Brandão.

Regional Noroeste/Pampulha
- Estação Pampulha;
- Evento na Esplanada do Mineirão;
- Avenida Antônio Carlos com Rua Major Delfino de Paiva;
- Avenida Pedro II com Avenida Carlos Luz;
- Avenida Pedro II com Alça do Anel Rodoviário;
- Praça do Coração Eucarístico;
- Avenida Fleming.

Regional Norte/Venda Nova
- Avenida Cristiano Machado com Av. Waldomiro Lobo; 
- Avenida Cristiano Machado com Av. Sebastião de Brito; 
- Avenida Dom Pedro I com Av. General Olímpio Mourão Filho.

Transporte Metropolitano

Já os ônibus metropolitanos vão rodar com quadros de horários diferenciados nesta sexta-feira (22) por causa do jogo da Seleção Brasileira, às 9h.

Das 00h às 7h – quadro de horários de dia útil.

Das 7h às 11h – quadro de horários de sábado atípico (redução de 10% no quadro de horários de um dia útil). No caso das linhas que não operam no sábado, o quadro permanecerá o mesmo dos dias úteis.

Das 11h às 13h – quadro do horário de pico da manhã em dia útil.

Das 13h às 23h59 – quadro de horário de dia útil.

No dia 27 de junho (quarta-feira), em que o jogo da Seleção Brasileira será às 15h, os ônibus metropolitanos circularão com quadro de horários de dia útil das 00h às 14h e, após esse horário (das 14h às 23h59) será o quadro de horário de sábado. No caso das linhas que não operam no sábado, o quadro permanecerá o mesmo dos dias úteis.