O mercado oferece várias oportunidades de encaminhamento de adolescentes e jovens para o mercado de trabalho ou prepará-los para disputar uma vaga de emprego.

O Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (Cesam) anuncia 71 vagas para jovens para o Programa de Aprendizagem, em parceira com 150 empresas públicas e privadas. O turno de trabalho é de, no máximo, seis horas por dia, com remuneração que varia de R$ 350 a R$ 933.

De acordo com o diretor-executivo do Cesam, Willer Silva, as atividades são amplas e envolvem também as famílias, com palestras e monitoramento das relações entre filhos e pais.

Os interessados, rapazes e moças, devem ter entre 18 e 21 anos, estar cursando ou concluído o Ensino Médio, ter renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo vigente e morar em Belo Horizonte, dentre outros pré-requisitos. Interessados devem se cadastrar pelo telefone (31) 3506-7944 e se informar sobre os documentos necessários.

Exemplos

Júnio Silva de Oliveira, de 17 anos, está terminando o contrato de trabalho com o Cesam, onde chegou orientado pela mãe. “Estou saindo da Fiat, após um ano e meio, e muito satisfeito. Aprendi sobre o mercado de trabalho e tive crescimento pessoal”, relata o estudante, que está assistindo às aulas de cidadania, ética e noções de administração, que o Cesam oferece aos jovens que estão no fim do contrato de trabalho.

Eder Paulo, de 34 anos, começou sua carreira com orientação do Ce sam. Ele trabalhava como garçom e balconista e foi encaminhado para a Teksid, onde está há 19 anos e é analista de mão de obra.

Os interessados nas vagas disponíveis pelo Cesam podem acessar o site www.salesiano.br ou ligar para (31)3506-7944.