A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu novo alerta de chuvas na capital, mas para esta sexta-feira (19). O órgão prevê chuvas "localmente fortes", que podem chegar a 30 mm, acompanhadas de raios e rajadas de vento até às 8h de sábado (20).

Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima registrada nesta sexta foi de 18ºC, e máxima pode chegar aos 32ºC. Confira algumas recomendações da Defesa Civil para encarar o período chuvoso em BH:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Leia mais:
BH divulga datas da 2ª dose da vacina contra Covid dos adolescentes de 12 a 17 anos; veja calendário
Minas divulga calendário escolar 2022; ano letivo na rede estadual começa em 7 de fevereiro