Seis doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, teriam sido extraviadas na Maternidade Odete Valadares, no bairro Prado, região Oeste de Belo Horizonte. Segundo a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), responsável pela unidade de saúde, foi registrado um Boletim de Ocorrência junto à PM. A Polícia Civil vai investigar o caso. 

Conforme o órgão, a direção da unidade de saúde foi informada sobre o suposto desvio na segunda-feira (25). Informações sobre o ocorrido foram encaminhadas ao Núcleo de Correição Administrativa da Fhemig para que a entidade possa tomar as devidas providências. A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, responsável pela distribuição das doses na capital, também foi notificada.

“Está sendo constituída nova comissão de vacinação na unidade para dar continuidade ao plano de vacinação dos trabalhadores, com toda a transparência e integridade necessárias”, disse a fundação, em nota.

Desde o início da vacinação na casa de saúde, em 20 de janeiro, 675 profissionais já foram imunizados até esta quarta (27). A maternidade recebeu, até o momento, 983 doses da CoronaVac.

De acordo com a Fhemig, a Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar os extravios das doses. A investigação está em andamento e é conduzida pela 3ª Delegacia de Polícia Civil, no Centro de BH.

Como denunciar

A responsabilidade pela aplicação das doses da vacina contra a Covid-19 é das prefeituras, mas o cidadão também pode ajudar com denúncias. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem reforçado alertas nesse sentido. Já a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) fará auditorias nos hospitais da cidade.

As denúncias de imunização de pessoas não pertencentes aos grupos prioritários devem ser feitas na Ouvidoria-Geral do Estado, Disque-Saúde (136), Ministério Público de Minas e Ouvidoria do Ministério da Saúde.

O público-alvo, nessa primeira etapa de imunização, é formado principalmente por profissionais da saúde, que estão na linha de frente do combate à pandemia. Para saber quando toda a população deverá ser protegida contra o novo coronavírus, clique aqui.

Leia mais:

Kalil se reúne com comitê nesta quinta para decidir sobre reabertura do comércio em BH
Minas confirma 8.318 novos casos de Covid-19; 136 mil pessoas já foram vacinadas