Um alarme falso assustou moradores de Santa Bárbara, na região Central de Minas, nesta sexta-feira (8), após as sirenes do sistema de comunicação de emergência da barragem Córrego do Sítio, da mineradora AngloGold Ashanti, ser acionada de forma acidental. A informação foi confirmada pela Defesa Civil de Minas. 

A cidade está inserida na área de risco em caso de rompimento da barragem. O comunicado foi acionado por volta das 14h30. “Atenção, atenção. Essa é uma situação real de emergência de rompimento de barragem. Dirijam-se para os pontos de encontro com segurança”, dizia a mensagem.

Após o alarme falso, um grupo de moradores da cidade realizou um protesto na rodovia de acesso ao Santuário do Caraça, pedindo respostas sobre o acionamento acidental à empresa responsável pela barragem. Segundo imagens divulgadas em um vídeo publicado pelo portal local Diário de Santa Bárbara, eles usaram pneus para fechar a via.

Em nota, a empresa AngloGold Ashanti informou que deslocou equipes aos pontos de encontro para esclarecimento da situação às comunidades, e que lamenta “profundamente” o ocorrido.

O comunicado reforçava, ainda, que todas as barragens estão estáveis e não apresentam riscos. Os motivos do acionamento estão sendo apurados pela empresa.

Confira na íntegra:

A AngloGold Ashanti confirma que nesta sexta-feira, 8 de janeiro, perto de 14h30, houve o acionamento indevido das sirenes do sistema de comunicação de emergência da barragem Córrego do Sítio, localizada na região em Santa Bárbara (MG).

A empresa deslocou equipe aos pontos de encontro para esclarecimento da situação às comunidades. Além disso, entrou em contato com as lideranças comunitárias e os órgãos públicos competentes para comunicar o ocorrido. 

Paralelamente, os motivos do acionamento indevido da sirene estão sendo apurados. O sistema já foi normalizado. A AngloGold Ashanti lamenta profundamente o ocorrido, pede desculpas à população e reforça que todas as suas barragens estão estáveis e não apresentam riscos.

Leia mais:
Deslizamento de talude deixa 12 desalojados no bairro Santa Helena, no Barreiro
Ibirité e Sabará anunciam recuo na flexibilização; novas restrições entram em vigor na segunda
Homem é preso em flagrante ao tentar assaltar motorista de aplicativo em São José da Lapa